Rotary International - Distrito 4420

Lema Rotário      
  
Atenção! Esta é a versão 2015-2016 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Quero fazer parte do Rotary - Perguntas e Respostas

  

Para fazer parte do Rotary é preciso ter muitos recursos?

 
Não. Esse é um mito. O Rotary não é elitista e é democrático em seus quadros sociais. Mas como há obrigações a assumir, como o pagamento da mensalidade do clube, que custeia sua parte administrativa, e as refeições e eventuais deslocamentos para as reuniões, espera-se que o rotariano tenha estabilidade financeira. É preciso estar bem antes de se poder ajudar. 
 

Quanto custa ser rotariano?

 
Todo Rotary Club cobra uma mensalidade de seus associados, que destina-se a custeio de despesas administrativas do Clube e do Rotary International - não há fins lucrativos. As mensalidades dos clubes variam entre 100 e 200 reais, aproximadamente, conforme o que está incluso (alguns incluem a refeição na mensalidade, outros não incluem). Se o clube escolhido não incluir na mensalidade a refeição, você terá esse custo a cada reunião semanal além do custo da mensalidade (quase sempre as reuniões rotárias ocorrem durante um café da manhã, almoço ou jantar). 
 

É preciso doar dinheiro para o Rotary para ser rotariano?

 
Não. O Rotary está em busca de pessoas comprometidas, que tenham boa vontade, ética e disposição para participar das reuniões e das atividades de seu clube. Além do gasto fixo com a mensalidade e refeições nas reuniões, nenhum outro gasto é exigido. Existem sim muitos rotarianos que doam para os projetos dos clubes ou para a Fundação Rotária poder executar projetos sociais por todo o mundo, mas essas doações são sempre voluntárias e somente na medida da vontade de cada um - jamais são exigidas ou cobradas. 
 

Pode-se fazer negócios em um Rotary Club?

 
Sim, o Rotary teve sua origem justamente no relacionamento profissional entre seus associados, até descobrir e canalizar essa força para a prestação de serviços à sociedade em todo o mundo. Mas a realização de negócios não pode ser a única motivação para uma pessoa associar-se ao Rotary, pois além da exigência de uma conduta moral e ética, o rotariano deve estar comprometido com os objetivos sociais da organização e de seu clube. A associação de um indivíduo a um Rotary Club com somente o propósito de obter contatos para negócios não é aceita e geralmente resulta em frustração. Entretanto através da participação efetiva nas reuniões e atividades sociais e da construção de um relacionamento de amizade verdadeira com os demais associados, é comum surgirem muitas oportunidades de negócios, de forma natural.  
 

O que é preciso para ser associado?

 
Associados em potencial devem: 
 
- Exercer ou ter exercido cargo profissional, executivo, gerencial ou de liderança na comunidade 
- Ter demonstrado compromisso pessoal com o servir 
- Poder comparecer às reuniões semanais ou ter disponibilidade para participação em projetos comunitários 
- Residir ou trabalhar próximo ao clube 
- Ter condições para arcar com a mensalidade e custos das reuniões 
 

Quais são as responsabilidades dos rotarianos?

 
Os rotarianos devem comparecer a reuniões semanais, pagar a mensalidade do clube, além de participar de atividades e projetos. Os clubes incentivam os associados a buscarem papéis de liderança e a participarem ativamente deu suas atividades. 
 

Quais são os requisitos de frequência a reuniões?

 
É preciso comparecer a pelo menos 50% das reuniões para manter a condição de associado representativo. Se não puder comparecer, é possível recuperar a frequência no período de 14 dias antes e 14 dias depois da reunião, visitando outros clubes. 
 

O que acontece durante as reuniões rotárias semanais?

 
Os rotarianos se fortalecem através do relacionamento entre os associados, criando amizades e muitas vezes até relacionamentos comerciais. É através das reuniões semanais e o convívio com seus pares que essa amizade se forma. Durante as reuniões em geral há uma refeição (café da manhã, almoço ou jantar) e pode-se usufruir de palestras de assuntos diversos de interesse do grupo, que podem ou não ter relação com o Rotary. Durante a reunião os associados do clube recebem de seu presidente e outros oradores informações sobre os trabalhos do clube e oportunidades para servir à sociedade junto com o grupo. O ambiente é descontraído e sempre centrado na amizade e no companheirismo. As reuniões duram entre uma e duas horas, conforme o clube. 
 

Há outras atividades que requeiram participação, além das reuniões semanais?

 
Há diversas opções de atividades, mas não são obrigatórias. A única necessidade de participação para ser rotariano é a reunião semanal. Mas existem diversos eventos rotários, organizados pelo clube e pelo Distrito, como fóruns, conferências, seminários, treinamentos, eventos sociais e até de companheirismo, assim como a possibilidade da participação em reuniões e eventos de outros clubes, mas são todos opcionais - o associado pode ou não participar, conforme sua disponibilidade. Há também a possibilidade de participação direta nos projetos sociais de seu clube, trabalhando junto a entidades ou em eventos beneficentes, conforme também sua disponibilidade e vontade de participação. 
 

Como posso tornar-me rotariano?

 
O candidato deve ser apadrinhado ou indicado para afiliação, mas caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, envie o Formulário para Associados em Potencial, que será encaminhado aos líderes rotários de sua região, ou contate diretamente um dos clubes de sua região. É comum convidar a pessoa interessada em ingressar no Rotary para uma reunião do clube. Nesses casos, o rotariano padrinho envia o nome do candidato à Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo. O ingresso em um Rotary Club só é possível por convite. 
 

Qual a idade mínima para entrar para o Rotary?

 
Não há idade mínima para ingressar no Rotary, porém, a pessoa tem que estar estabelecida profissionalmente e dispor de tempo e recursos financeiros para cobrir taxas e outras despesas. Caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, informe-se sobre os requisitos. 
 

Estudantes universitários podem participar?

 
Através do Rotaract jovens de 18 até 30 anos podem participar de atividades de prestação de serviços em um formato muito parecido com o dos Rotary Clubs. Os Rotaract Clubs constituem um programa oficial do Rotary International e existem por todo o mundo, proporcionando a oportunidade de relacionamento com pessoas da mesma faixa etária e prestando serviços de grande importância às suas comunidades, muitas vezes em parceria com Rotary Clubs. Quando o participante do Rotaract já tiver concluído sua formação universitária e já tiver adquirido a experiência e os requisitos profissionais requeridos, poderá então associar-se a um Rotary Club e tornar-se rotariano. 
 

Alunos de ensino secundário podem participar?

 
Sim. Através do Interact, um programa para adolescentes de 12 a 18 anos, eles participam de atividades divertidas e educativas, desenvolvem suas habilidades de liderança e fazem novos amigos. 
 

O que é um Rotary E-club?

 
E-clubs são Rotary Clubs que fazem suas reuniões on-line. Como todos os Rotary Clubs, os e-clubs se reúnem semanalmente, implementam projetos locais e internacionais, apoiam a Fundação Rotária e desfrutam de companheirismo. A maior diferença é que um e-club conduz suas reuniões através de um website, que pode ser acessado a qualquer hora da semana. Esta flexibilidade oferece aos associados com agendas lotadas, deficiências físicas ou que estejam viajando a oportunidade de fazer parte do Rotary.  
 

O Rotary tem relação com religião ou política?

 
Não. Nem os Rotary Clubs e nem o Rotary International possuem qualquer vínculo com nenhuma religião, ou partidos políticos. Desta forma o ambiente é neutro e são bem vindos associados de qualquer religião ou orientação política. Também não há restrição a gênero - homens e mulheres podem ser igualmente atuantes em Rotary. 
 

O que é o Rotary?

 
O Rotary International é uma associação mundial de mais de 34 mil Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que relacionam-se entre si e dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo. Os Rotary Clubs, por sua vez, integram a associação mundial chamada Rotary International.  
 

O que é o Distrito 4420?

 
O Rotary International organiza os mais de 34 mil Rotary Clubs de todo o mundo em cerca de 500 distritos, para facilitar a administração e acompanhamento de suas atividades. Este site pertence ao Distrito 4420 que reúne e representa os clubes da região sul da cidade de São Paulo, litoral paulista (de Peruíbe a Bertioga) e toda a região do ABCDMR. Veja na relação de clubes do Distrito as suas áreas de atuação. 
 

E se eu morar e trabalhar em outra região que não faça parte do Distrtito 4420?

 
Visite o site do Rotary International Use a site do Rotary International para encontrar clubes em sua região ou cidade - há mais de 34 mil clubes em todo o mundo, sendo mais de 2200 no Brasil. É importante haver proximidade da residência ou trabalho com o clube escolhido para facilitar a participação nas reuniões semanais. 
 

Onde posso esclarecer outras dúvidas?

 
Fique à vontade para entrar em contato com a equipe de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 4420, pelo e-mail dqa@rotary4420.org.br
 
 
  
 

DISTRITO 4420
 
O que é o Distrito 4420
Governadora do Distrito
Equipe Distrital
Minuto da Governança
Conferência Distrital
Agenda
Fotos do Distrito
Vídeos do Distrito
Downloads
Profissionais
Palestrantes
Portal de Imagem Pública
ROTARY INTERNATIONAL
 
O que é Rotary
Prova Quádrupla
As Avenidas de Serviços
Presidente do RI
Menção Presidencial
Lema do Atual Ano Rotário
Meses Rotários
Rotaract
Interact
RYLA
Intercâmbio de Jovens
Grupos de Companheirismo
FUNDAÇÃO ROTÁRIA
 
Portal da Fundação Rotária
O que é a Fundação Rotária
Plano Visão de Futuro
Reconhecimento a Doadores
Programas de Subsídios
Clubes 100% Paul Harris
Cadre
End Polio Now
Downloads da Fundação Rotária
ABTRF
Empresas Cidadãs
Seguro Solidário
CLUBES DO DISTRITO
 
Rotary Clubs
Rotaract Clubs
Interact Clubs
Onde Recuperar
Presidentes
Fotos dos Clubes
Vídeos dos Clubes
 
PROJETOS SOCIAIS
 
Lista de Projetos
Projetos Distritais