Rotary International - Distrito 4420
Distrito 4420    
  
Atenção! Esta é a versão 2014-2015 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Projetos Sociais   

Lista de Projetos

Envie os projetos de seu clube!
Envie os projetos de seu clube, atuais ou passados! Venha fazer parte desse registro de serviços pela sociedade! O envio pode ser feito para: noticias@rotary4420.org.br. Envie fotos também!

Projeto:

Casa da Esperança

Categoria: Saúde
Cidade: Santos / SP

Clube(s): RC Santos

Resumo: Atendimento a portadores de doenças neurológicas

ASSOCIAÇÃO CASA DA ESPERANÇA 
 
A Associação foi fundada em 20 de julho de 1957 pelo Rotary Club de Santos pelo empenho do médico e rotariano Samuel Augusto Leão de Moura para atender às vítimas de poliomielite. 
 
Na primeira fase, os pacientes eram atendidos pela Sociedade de Beneficência Portuguesa, que colocou leitos à disposição. 
 
Hoje a Associação possui um corpo clínico de 28 profissionais nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Odontologia, Pedagogia Especializada e Serviço Social, todos sob orientação médica neurológica e atende cerca de 269 crianças - de Zero à 18 anos - por mês, portadores de comprometimentos múltiplos, pois, mesmo com a descoberta da vacina antipólio, por Albert Sabin, existem outros casos de deficiência de origem física e neurológica. 
 
Os programas de tratamento existentes hoje são: Estudo, Diagnóstico Multidisplicinar e Orientação Terapêutica; Grupo de Estimulação Precoce; Estimulação Global - enfoque pedagógico; Atendimento Individualizado (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional); Comunicação Alternativa e Suplementar (desenvolvimento de linguagem); Hidroterapia; e na parte social possui um programa de geração de renda para as famílias dos pacientes, ministrando cursos e comercializando os objetos produzidos em uma loja nas dependências da Casa da Esperança, sendo 60% em benefício das famílias e 40% para custo de materiais. 


 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados