Rotary International - Distrito 4420
Distrito 4420    
  
Atenção! Esta é a versão 2014-2015 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Notícias    

Lista de Notícias

Conferência Distrital Brilhando com as Estrelas - Relembre como foi - veja 500 NOVAS FOTOS!

08/03/2015

Galerias da Conferência agora com 500 novas fotos - não deixe de ver! 
 
Brilhar com as estrelas foi a proposta do governador do Distrito 4420, Hiroshi Shimuta, durante a XXIV Conferência Distrital, realizada entre 5 e 7 de Março de 2015 a bordo do navio MSC Preziosa, fretado especialmente para os rotarianos do distrito, convidados do governador e família rotária, todos com o propósito de fazer o Rotary Brilhar. 
 
O grande destaque do evento foi a presença do casal presidente de Rotary International Gary e Corinna Huang, convidados especiais da governadoria, que também contou com a participação de diversas autoridades a bordo. 
 
O companheirismo reinou durante a conferência, junto com as plenárias e atividades que integraram a programação do evento. Os rotarianos e suas famílias puderam desfrutar do entretenimento do navio e os shows especialmente programados pela equipe do governador Hiroshi Simuta, como a Noite do Branco, os Tenores e o show de Sidney Magal.  
 
Nas plenárias, assuntos rotários apresentados por autoridades rotárias e membros do colégio de governadores, momentos de reconhecimento pelas ações dos clubes e debates interessantes de assuntos não-rotários proporcionaram uma pauta movimentada. Mas, a simpatia do Presidente de Rotary Internacional Gary Huang fez a diferença. Ele soube convocar a plateia a seguir suas orientações, ensaiando um "aplauso feliz" em chinês, gesto esse que é referência em seu ano rotário e tem sido muito bem propagado pelo governador Hiroshi Shimuta durante suas visitas aos clubes. 
 

Galerias de Fotos da Conferência:

 
 Galeria 1 - Primeiro dia e Eventos de Sexta  
 Galeria 2 - Plenária de Sexta  
 Galeria 3 - Plenária de Sábado e Encerramento  
 
 

Conferência Distrital Brilhando com As Estrelas

 
Abertura e Partida 
 
O evento teve início na quinta-feira, com o embarque a bordo do navio MSC Preziosa. A pauta oficial já começava com a reunião do Colégio de Governadores e o Presidente de RI, enquanto os demais rotarianos e suas famílias já podiam desfrutar do entretenimento no navio. Ao som do Taikô, o Governador deu as boas vindas no deck do navio, no momento de sua partida do Porto de Santos, ao cair da tarde.  
 
A Noite do Branco foi destaque na primeira noite a bordo do MSC Preziosa e os rotarianos souberam aproveitar a oportunidade para curtir o momento entre os diversos convidados, familiares e amigos, em companheirismo! O deck ao redor das picinas ficou tomado pela multidão de branco, em clima de festa. 
 
Durante o evento, todos foram animados pelo som da Banda Studio 4, que eletrizou a festa do distrito com grandes sucessos nacionais e internacionais, e com passistas de escola de samba que no ritmo carnavalesco movimentaram os rotarianos. A presença do cover de Michel Jackson trouxe emoção e muita dança, fazendo com que todos relembrassem a grande estrela pop. 
 
A Primeira Plenária 
 
Autoridades rotáias assumiram o leme e comandaram o primeiro dia de plenárias. Trazendo boas vindas aos presentes, o grupo de taikô Kiendaiko foi apresentado pelo Diretor de Protocolo do Distrito 4420, o Governador 2011-2012 Fernando Dias Sobrinho, e se apresentou tocando com ritmo e empolgação seus tambores, em uma arte japonesa que remonta a mais de 1500 anos. Ao fim da apresentação, os casais Governador Hiroshi Shimuta e Suma e Presidente de RI Gary e Corinna Huang subiram o palco para uma saudação. Com a presença dos dois casais no palco, a sessão foi aberta com a execução dos hinos nacionais de Taiwan e do Brasil. 
 
Foi a vez então dos pronunciamentos de abertura da esposa do governador, Suma Imura Shimuta, e do Governador Hiroshi Shimuta. Suma destacou a alegria que tem sido neste ano rotário ter a oportunidade de percorrer todos os clubes do distrito e conhecer de perto seus projetos e ações. Hiroshi Shimuta transmitiu as boas vindas aos conferencistas presentes e às autoridades rotárias, e destacou a importância da presença do Presidente de RI, desejando a todos uma ótima conferência. 
 
Um momento de reflexão foi a homenagem aos companheiros falecidos neste ano rotário, apresentada pelo Governador 2008-2009 Sérgio Lazzarini. A homenagem emocionou os presentes que puderam relembrar a passagem dos companheiros e suas importantes participações em Rotary. 
 
Os vídeos elaborados pelos clubes do distrito, "Meu Clube em Ação", foram selecionados por uma comissão designada pela governadoria a partir de critérios técnicos e rotários, e apresentados durante a plenária pelo Governador 2000-2001 Henrique Camilo de Lellis. Os vídeos, com duração de dois minutos cada, mostraram um pouco dos projetos dos rotarianos e seus clubes. 
 
O Diretor Eleito de Rotary International José Ubiracy Silva, Governador 2000-2001 do Distrito 4500 e associado do Rotary Club do Recife, próximo a representar o Brasil e região no Conselho Diretor de RI, que ocupará a função no biênio 2015-2017 em sucessão a Célia Giay, fez seu pronunciamento destacando a alegria de participar do evento e os desafios que o Rotary, inclusive no Brasil, tem pela frente, especialmente na área de crescimento de quadro associativo, importante para o fortalecimento da organização e para se evitar o redistritamento, que seria a redivisão dos clubes de distritos que eventualmente não mantenham um número de associados adequado conforme os padrões apresentados pelo RI. 
 
Quadro Associativo 
 
O Presidente da Comissão Distrital de Desenvolvimento do Quadro Associativo, Governador 2003-2004 Dirceu Vieira, e o Presidente da Comissão de Expansão José Batista Gusmão, receberam os representantes dos novos clubes fundados no ano rotário, que oficialmente conta com mais quatro clubes já reconhecidos e devidamente homenageados pelo presidente de Rotary Internacional, Gary Huang, que parabenizou os novos presidentes e seus clubes padrinhos. Os novos clubes do distrito são o Rotary Club de São Paulo Paraíso, com 37 membros, o Rotary Club de Santo André João Ramalho, com 26 membros, o Rotary Club de São Paulo - Distrito São Luiz, com 23 membros, e o Rotary Club de São Paulo - Brasil Taiwan, com 20 membros. Os clubes que se destacaram durante o ano rotário, aumentando significativamente o quadro social, mereceram destaque durante a plenária, como o Rotary Club de Itariri-Pedro de Toledo, que chegou ao "Top 3", ponto mais elevado na avaliação estatística, com 200% de crescimento, sendo o RC São Bernardo do Campo o segundo colocado com 111%, e o RC de Bertioga Riviera de São Lourenço como terceiro colocado, com crescimento de 86%. O Presidente da Comissão de DQA destacou ainda que o presidente do Rotary Club de São Bernardo do Campo, Lars Vandevelde e o companheiro do clube, João Pereira, foram os rotarianos que mais apadrinharam novos sócios no ano rotário brilhante. 
 
Samir Nakhle Khoury, governador 2001-2002 do nosso distrito, efetuou apresentação sobre o Projeto Talento Jovem da Fundação de Rotarianos de São Paulo. Em sua apresentação destacou a importância do papel do jovem em Rotary, desde a mais tenra idade, como os jovens do Rotary Kids.  
 
As ações de Imagem Pública foram apresentadas pelo Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública Marcelo Carvalho, que expôs os resultados do trabalho realizado em conjunto entre o Distrito e os clubes através de diversos meios de comunicação, mídia espontânea, divulgação através de projetos e redes sociais. Marcelo Carvalho destacou o uso dos Mini-Sites disponibilizados pelo Distrito, agora estendidos aos Rotaracts, Interacts, ASFARs e Casas da Amizade, que tem ajudado a construir e ampliar o alcance dos trabalhos desenvolvidos no Rotary, para o público rotário e não-rotário. Completando o tema da Imagem Pública, o Diretor de Protocolo Distrital Fernando Dias Sobrinho apresentou a iniciativa do Panetone do Bem, ação que ajudou a divulgar o nome do Rotary para milhares de familias, e proporcionou significativa arrecadação para os projetos da Fundação Rotária. 
 
Futuros Governadores 
 
Os casais governadores que irão suceder a gestão atual fizeram seus pronunciamentos. Convocando os rotarianos do Distrito 4420 a trabalharem unidos, com um companheirismo sem igual, o Governador Designado Cláudio Hiroshi Takata, junto com sua esposa Marie, falou da honra de representar o distrito como governador e afirmou que, “a caminhada em direção ao ano rotário 2017-2018 já começou, com grande dedicação para que todos os rotarianos possam viver juntos, mais um ano extraordinário e cheio realizações, como vem sendo a marca da história do distrito”. 
 
Já o Governador Indicado Ronaldo Varella, acompanhado da esposa Mônica e de Nathália, filha caçula do casal, falou da alegria e satisfação em poder estar diante da plateia, manifestando toda a felicidade da família por ser indicado pelo Colégio de Governadores e demais companheiros. De maneira bem humorada, ele disse que não está preocupado e nem ansioso com a aproximação do seu ano rotário, mas mostrou um aplicativo em seu celular que conta os dias, minutos e segundos que faltam para assumir a gestão. "Nós vamos trabalhar muito pelo nosso distrito, fazendo tudo que estiver ao nosso alcance para que continuemos sendo um referência mundial e o Rotary continue a brilhar sempre", disse. 
 
A Governadora Eleita Maria Luiza Mendaçolli Zago, junto com seu esposo Claudio, aproveitou a ocasião para saudar o presidente de RI, Gary Huang, pela escolha do lema que ela considerou tão bonito e que realmente vem fazendo o Distrito 4420 brilhar bastante. Ela parabenizou e ressaltou o empenho dedicado ao ano rotário brilhante, conduzido pelo governador Shimuta, que trabalhou incansavelmente desde que assumiu a governadoria. "Agradeço por seu entusiasmo e energia dedicados ao nosso distrito e a todos os rotarianos que são pessoas especiais, com um coração enorme, todos ligados a um mesmo ideal que é servir a humanidade. Tenho certeza que todos seguirão envolvidos por esse ideal durante o nosso ano rotário também", concluiu. 
 
Diretora 
 
Célia Helena Giay, vice-presidente de RI e Diretora 2013-2015 do RI, fez seu pronunciamento saudando as autoridades e Luiz Giay, seu esposo, que foi presidente de RI em 1996-1997, além de toda a família rotária presente na plenária, manifestando toda sua satisfação em poder desfrutar de uma conferência que ela considerou inesquecível. "Esta tribuna para mim tem um símbolo especial. Simboliza a comunicação e a aprendizagem, onde o Rotary começa. Levamos ao mundo nossas mensagens e nossas ideias visando construir um mundo melhor. Por isso, hoje, estar aqui atrás desta tribuna do Distrito 4420 é uma emoção diferente, aliás manifesto duas emoções, uma delas a alegria de estar aqui, o prazer imenso de compartilhar esse momento com vocês. E a outra, [citando a presença da Governadora Eleita Maria Luiza Zago] é poder ver uma mulher a frente do Rotary e reconhecer o papel das mulheres em Rotary, seja na família rotária ou trabalhando, representando a instituição. Muitas mulheres fizeram muito por Rotary e precisamos reconhecer isso", disse Célia, citando algumas referências femininas que tiveram grande representação e desenvolveram excelentes papéis em Rotary. 
 
A Diretora rendeu suas homenagens a todas as esposas do distrito e a uma delas em especial, a coordenadora nacional das Casas da Amizade, Sonia Regina Garcia de Melo, que sofreu acidente fatal de automóvel, no início de março. "Hoje, somos 150 mil mulheres associadas em Rotary e posso dizer que as mulheres vibram em poder representar esta instituição. Rotary é uma escola onde aprendemos a trabalhar e trabalhamos aprendendo. Todos nós somos professores e alunos. Agradeço ao governador Shimuta por tudo o que ele faz por esta organização, através da reciprocidade de homens líderes e mulheres de valor, devemos trabalhar todos juntos, para fazer o Rotary brilhar no Brasil, em nossas comunidades e em todos os lugares do mundo", definiu Célia. 
 
Presidente de RI 
 
Em seu pronunciamento durante o primeiro dia de plenária no evento, O presidente do Rotary International Gary Huang aproveitou a oportunidade para convocar todos os rotarianos a participarem da Convenção Internacional do Rotary no Brasil, evento mundial, que será realizado de 6 a 9 de junho em São Paulo e cumprimentou todos os rotarianos, parabenizando-os pelo envolvimento na Conferência Distrital e por dedicarem tempo aos projetos humanitários, contribuindo com a organização de maneira determinante e reconhecida. "É um prazer estar aqui com os rotarianos do Distrito 4420, que receberão a Convenção Internacional do Rotary no Brasil, de 2015. Quero que esta convenção em São Paulo seja a convenção da qual as pessoas se lembrarão pelo resto de suas vidas como "a melhor das melhores". Uma grande convenção de Rotary é inspiradora, porque nos mostra que pertencemos a uma organização sem igual. Mostra-nos também, como somos grandes, fortes, e o quanto podemos fazer, o que nos orgulha do trabalho duro que realizamos durante todo o ano e nos dá energia para trabalharmos muito mais no ano seguinte. Não nos resta muito tempo. Em três meses, rotarianos de todo o mundo estarão aqui em São Paulo. Prometemos a eles algo maravilhoso. E é isso que vamos apresentar! Vamos começar com o "Simpósio Sobre a Água", um "Instituto Internacional" e o "Simpósio da Paz". Vamos dar as boas vindas aos dirigentes dos Rotaracts e do intercâmbio de jovens, e, então, vamos realmente embalar com o "Carnaval Rotário", logo depois de nossa sessão de abertura! Vamos ter muita música e dança, muitas comidas deliciosas e poderemos praticar muito companheirismo. Vai ser tudo o que uma convenção de Rotary deve ser - porque vamos fazer o Rotary brilhar com a melhor convenção já realizada. Acredito que todos vocês concordam comigo, quando digo que a nossa organização merece uma festa de aniversário excepcional. Não existem muitas organizações que conseguem celebrar 110 anos. E não é que o Rotary tenha simplesmente chegado lá. Conseguimos fazer isso em grande estilo! Há 110 anos, começamos com um clube, em uma cidade, com quatro companheiros. Hoje, temos mais de 34.000 clubes espalhados por quase todos os países do mundo. O Rotary acaba de receber novamente Myanmar entre os países rotários, e tenho certeza de que, em breve, daremos as boas vindas a muitos outros países." 
 
O Presidente de RI também discorreu sobre o Quadro Associativo. “No ano passado, ficamos realmente preocupados, vimos que o Desenvolvimento do Quadro Social - DQA - não estava no caminho certo. Caímos de 1,2 milhões para 1,188. Tenho também confiança no caminho que estamos traçando agora, com relação ao crescimento do quadro social. Por muito tempo, nosso quadro social permaneceu estável em 1,2 milhões de membros. Mas todos vocês tem feito um trabalho maravilhoso, com a missão de Fazer o Rotary Brilhar! Por causa de cada um de vocês, o quadro social está subindo novamente. No final de janeiro, já tínhamos mais de 1,215 milhões de companheiros! Mais de 27 mil novos rotarianos desde o início do ano. Isso significa que 27 mil pessoas trabalharão para levar água e saneamento básico para os mais necessitados. Teremos mais 27 mil pessoas para ajudar a construir escolas e garantir que as crianças recebam educação. Mais 27 mil pessoas nos ajudarão a erradicar a pólio. Por todos esses motivos, este ano rotário está sendo o melhor de todos. Temos a melhor classe e agora vamos ter a melhor convenção. “ 
 
Sobre os futuros governadores do Distrito, Gary Huang disse: "Fiquei feliz em ver como são jovens os governadores eleitos e escolhidos do Distrito 4420, apresentados nesta conferência, algo que acho muito interessante e gostaria de parabenizá-los por terem uma governadora eleita, isso é muito importante. Fico feliz também que muitas pessoas tenham acordado cedo para prestigiarem o meu discurso a bordo", disse o presidente de RI de maneira bem humorada, referindo-se ao grande número de rotarianos presentes na Sessão Solene de Abertura da XXIV Conferência Distrital. 
 
Talk Show 
 
O Governador Hiroshi Shimuta, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos até o momento, e anunciou a atração daquela manhã, um talk show com médicos renomados. Os participantes foram Fernando Campos Gomes Pinto, neurocirurgião, Liliane Oppermann, médica nutróloga ortomolecular e Carlos Alexandre Doi Bautzer, cirurgião plástico. O Talk Show foi conduzido pela jornalista da equipe do Distrito 4420, Juliana Amorim Milano. 
 
Os participantes falaram de qualidade de vida, saúde do corpo e da mente, evelhecimento do cérebro e como podemos viver melhor, sincronizando nosso corpo com exercícios físicos, mentais, desmistificando os conceitos de beleza atuais. O cérebro envelhece sim, segundo os especialistas! Os rotarianos também compreenderam que a beleza depende também da qualidade alimentar. Alimentação adequada é extremamente importante diante de uma recuperação pós cirurgia. Embelezar os pratos, deixando o saudável mais bonito pode facilitar esse processo de reeducação alimentar. Os médicos alertam que, no que se refere a expectativa de vida, nem sempre durar mais significa ter melhor qualidade de vida. Os avanços da Medicina tem ajudado muito nesse processo, mas pouco se tem feito para melhorar a qualidade de vida, utilizando a Medicina Preventiva. Os médicos foram unanimes quanto ao conceito de saúde, que para eles, não significa ausência de doença, mas significa plenitude, bem estar. A participação do público foi envolvente e ativa, fechando brilhantemente a primeira plenária da Conferência. 
 
Atividades da Tarde 
 
A tarde de sexta-feira, enquanto o navio MSC Preziosa encontrava-se atracado próximo a Búzios, no Estado do Rio de Janeiro, foi repleta de atividades rotárias. Um destaque foi para o Encontro da Juventude do Distrito 4420, organizado pelo Presidente da Comissão Pró-Juventude do Distrito Leonardo Weissmann, e pelo Representante Distrital de Rotaracts, o rotaractiano Gustavo Ricardo Batista, o Guma. Veja matéria específica sobre esse encontro nesta edição. 
 
O Governador 2001-2002 Samir Nakhle Khoury coordenou a Reunião dos Delegados Votantes, onde foram debatidos pelos delegados designados pelos clubes as propostas para serem enviadas para o próximo Conselho de Legislação do RI, onde os estatutos e regras da organização são revisadas trienalmente. Veja no quadro nesta edição um resumo das deliberações. 
 
Também na tarde de sexta, organizada pelo Rotary Club de Ribeirão Pires, ocorreu a Olimpíada Rotária, prova de conhecimentos sobre a organização. Após as provas, os vencedores da competição foram: em primeiro lugar, Marcelo Carvalho, do Rotary Club de São Paulo Aeroporto, em segundo lugar Mário Soncini, do Rotary Club de São Paulo Vila Carioca, e em terceiro lugar Silvo Luiz dos Anjos, do Rotary Club de Praia Grande. 
 
As reuniões dos governadores com seus presidentes são também um momento muito importante nas Conferências Distritais. O Governador Hiroshi Shimuta se encontrou com os presidentes brilhantes 2014-2015, onde puderam efetuar um balanço da atual gestão, e traçar a rota para os derradeiros três meses que ainda tem pela frente em suas gestões. Paralelamente a Governadora Eleita Maria Luiza Zago se encontrou com os presidentes eleitos para 2015-2016, em um momento de definição para a os trabalhos na gestão que se aproxima, enquanto o Governador Indicado Ronaldo Tadeu Caro Varella se encontrou com os presidentes indicados para 2016-2017, já dando partida no trabalho de união de seus presidentes e delineando seu plano de trabalho. 
 
Tenores Soltam a Voz em Alto Mar 
 
As lindas vozes e interpretações dos tenores Jorge Durian e Thiago Arancan, acompanhados da soprano Giovana Maira, levaram emoção aos ouvidos dos convidados que pretigiaram ao ar livre, no deck das piscinas, a boa música e grandes clássicos como "My Way", "Amigos para Sempre", entre outros que comoveram os presentes.  
 
A noite era de gala, no clima do tradicional Coquetel com o Comandante, e pessoas trajadas a rigor eram frequentes nos arredores da piscina, nas áreas sociais e restaurantes do navio. Após a apresentação dos tenores, o show continuou a cargo da Banda Studio 4. 
 
A Segunda Plenária 
 
O Governador Hiroshi Shimuta abriu a plenária de sábado e agradeceu a participação de todos neste terceiro dia de atividades da Conferência. Em seguida o Governador 2001-2002 Samir Nakhle Khoury apresentou as decisões e propostas apresentadas na Reunião dos Delegados Votantes ocorrida na véspera (veja quadro). 
 
O Diretor 1985-1987 do RI e membro do RC de Recife Largo da Paz, Mário Antonino, rotariano desde 1962, deu sua contribuição à programação, falando sobre os rumos da organzação e também sobre a realização do Instituto Rotário do Recife, previsto para a agosto de 2016, que será sua próxima missão. 
 
Em seguida o Governador 1999-2000 do Distrito 4420 e Curador da Fundação Rotária para o período 2015-2019, Mário César de Camargo, fez sua apresentação a respeito da Convenção Internacional, e agradeceu a oportunidade de representar o Distrito perante nossa Fundação Rotária, uma missão de grande importância. 
 
Fundação Rotária 
 
O Governador 2006-2007 do Distrito 4420 e Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária Marcelo Haick deixou sua mensagem e importantes dados sobre as valorosas contribuições feitas para a organização. Marcelo Haick anunciou o andamento da arrecadação para a Fundação no Distrito e anunciou a atual posição parcial entre os clubes do Distrito. Em primeiro lugar está o Rotary Club de São Paulo Aeroporto, com US$ 171.594,83, em segundo o Rotary Club de Santos, com US$ 47.316,58, em terceiro o Rotary Club de Santo André, com US$ 22.653,72, em quarto o Rotary Club de Santos Boqueirão, com US$ 22.041,36, e em quinto o Rotary Club de Santos-Oeste, com US$ 21.253,62 até o momento. O Presidente da Comissão de Fundação Rotária destacou a importância dessas colaborações, e a extrema importância para os clubes que ainda não efetuaram suas contrinuições para que o façam durante o final do ano rotário, através das doações efetuadas por seus associados, e através de programas como o EREY, Empresa Cidadã e Seguro Solidário. 
 
Uma nova sessão apresentando os vídeos elaborados pelos clubes do distrito para o concurso "Meu Clube em Ação" foi apresentada pelo Governador 2000-2001 Henrique Camilo de Lellis, mostrando mais projetos realizados pelos clubes. Antonio Hallage, atual Curador da Fundação Rotária, e Diretor 2009-2011 do Rotary International, e associado do Rotary Club de Curitiba Leste, também deixou sua mensagem sobre a importância da Fundação Rotária no mundo e como os rotarianos tem sido fundamentais para que a organização possa continuar atuando em prol das comunidades. 
 
Convenção Internacional 
 
Após a exibição de um vídeo que mostrou um pouco do que acontece em uma Convenção Internacional do Rotary, o Diretor de Protocolo do Distrito, Fernando Dias Sobrinho, anunciou o Presidente do Comitê Internacional de Rotary para a Convenção Internacional RI 2015 em São Paulo, o Governador do Distrito 4420 em 1985-1986, e Diretor de RI em 1995-1997, e Curador da Fundação Rotária no período 2000-2004 José Alfredo Pretoni, que fez suas considerações sobre os preparativos para a Convenção Internacional e salientou que os rotarianos devem se dedicar a mais um compromisso rotário durante o ano brilhante, considerando sua dimensão e a calorosa receptividade que os rotarianos do mundo esperam ter dos brasileiros. Pretoni lembrou que o Distrito 4420 é um dos anfitriões da Convenção, e tem grande responsabilidade não só em participar intensamente do evento, mas também em participar de sua organização e na recepção aos rotarianos de todo o mundo que virão para o evento. 
 
O Presidente de Rotary International no ano 1996-1997 Luis Vicente Giay, da Argentina, quase que de maneira poética, fez excelentes reflexões sobre Rotary e sua representação no mundo, e agradeceu o carinho dos brasileiros. O ex-presidente de Rotary Internacional, que fez questão de prestigiar o evento do Distrito 4420, encerrou as exposições trocando mimos com o casal governador Hiroshi e Suma Shimuta e cativou todos os brasileiros e rotarianos a seguirem determinados a continuar fazendo o Rotary brilhar, também na Convenção Internacional de São Paulo. 
 
Impedido de estar presente na Conferência devido ao passamento de seu pai no dia do embarque, o Coordenador da Conferência Marcos Buim, do E-Club do Distrito 4420, foi representado pelo Diretor de Protocolo Distrital Fernando Dias Sobrinho, que anunciou as estatísticas do evento. A conferência contou com 2.715 participantes, sendo que as maiores caravanas foram, em primeiro o Rotary Club de Santos, seguido pelo Rotary Club de Santos-Oeste, em segundo, e com o Rotary Club de Santo André em terceiro. Neste momento foi efetuado o agradecimento especial ao casal “aid” do casal Presidente de RI, o Governador 2012-2013 do Distrito 4420 Marcos Zanardo e sua esposa Maria Lais, que acompanharam o Presidente de RI Gary Huang e sua esposa durante toda sua permanência na Conferência. 
 
Presidente de RI 
 
Gary Huang aproveitou seu pronunciamento para destacar o aplauso feliz. "Hoje eu não quero apenas celebrar o Rotary, quero fazer isso também em chinês, transmitindo uma energia bonita, gostosa, que nos eleve, com muita energia". De maneira simpática, ele ensaiou e praticou o aplauso feliz, afirmando com humor que seria melhor que todos aprendessem, porque do contrário ficariam o dia todo treinando, até o anoitecer... 
 
Durante sua exposição, Gary Huang confirmou uma notícia que foi divulgada por ele, em primeira mão, ao distrito. "E agora vamos dar a melhor notícia que o Rotary já recebeu. Porque, neste exato momento, estamos no caminho certo para conseguir uma África livre, em 2015. Neste exato momento, podemos dizer que não tivemos nenhum novo caso de pólio em lugar algum da África por mais de sete meses . Nenhum caso no Sudão. Todos nós temos ouvido nos noticiários, sobre as dificuldades que a Nigéria vem enfrentando.Todos nós já ouvimos falar no Boko Haran, e sabemos que há muita resistência à vacinação. Mas também sabemos que o mundo está comprometido com a erradicação da pólio. O Rotary está comprometido e nossos parceiros estão nos dando todo o apoio necessário. Juntos, venceremos esta luta. Vamos ver uma África livre da pólio em 2015 - e um mundo livre da pólio logo depois. Neste momento, temos somente um país com pólio no mundo. Esse país é o Paquistão. Neste momento, o número de casos de pólio no Paquistão, para este início de ano é: sete. Não setecentos. Não sete mil, apenas sete! Essa é uma conquista incrível. Especialmente quando lembramos que, não faz muito tempo, quando começamos este trabalho, 350.000 crianças ficavam paralisadas em todo o mundo, todos os anos. Muito em breve esse número será zero. E quando chegarmos lá, terá sido por causa de vocês. Vamos ter muito para celebrar na convenção deste ano e estou ansioso para celebrar com cada um de vocês - aqui em São Paulo - na melhor Convenção Internacional de Rotary que será realizada. Muito obrigado!" 
 
O presidente de Rotary Internacional, Gary Huang foi, mais uma vez, destaque no evento. Com seu carisma, esbanjou simpatia ao falar sobre a importância de estar a bordo, conhecendo os projetos do distrito, incentivando os companheiros a participarem da Convenção Internacional que será realizada em São Paulo este ano e também saudou à todos com o já conhecido aplauso feliz! 
 
O Governador Hiroshi Shimuta encerrou a parte formal da segunda plenária agradecendo a todos pela participação e o entusiasmo demonstrado com o evento, e convidando-os para continuarem com a a participação nas atividades rotárias e de entretenimento que se seguiriam na parte da tarde e da noite deste sábado. 
 
Encerrando a plenária, a palestra motivacional de Robert Wong, CEO da Robert Wong Consultoria e autor de livros de sucesso como "O Sucesso está no Equilíbrio", trouxe muita reflexão e bom humor ao evento rotário, que mais uma vez foi bem sucedido, pelos colaboradores que o tornaram possível, contribuindo coms seus conhecimentos e experiências e pela mágica participação de todos os rotarianos do Distrito 4420 que marcaram presença a bordo da Conferência Brilhando com as Estrelas.  
 
A tarde de sábado foi um momento de companheirismo e lazer, enquanto o navio MSC Preziosa encontrava-se ancorado próximo à Ilhabela, no litoral de São Paulo. 
 
Encontro dos Cônjuges 
 
Durante a programação do sábado pela manhã, houve paralelamente uma homenagem à Corinna Yao Huang, esposa do presidente de Rotary Internacional, Gary Huang, momento em que ela pode prestigiar também a premiação feita aos projetos da Casa da Amizade, Asfars e Afri.  
 
No evento, conduzido pela esposa do Governador Suma Imura Shimuta, as senhoras foram brindadas com uma maravilhosa palestra do companheiro do Rotary E-Club 4420, Cesar Romão, especialista em motivação, estratégia, marketing, liderança, educação, entre outras qualificações, oriundas de suas formações acadêmicas. O médico e especialista em cirurgia plástica, Carlos Alexandre Doi Bautzer, também abrilhantou a manhã das senhoras, assim como o “Costureiro das Estrelas”, João Camargo. Todos, com muita simpatia, levaram suas mensagens, encantando as mulheres que fazem o Rotary brilhar! 
 
Homenagem aos Grandes Contribuidores 
 
O encontro dos membros da Arch Klumph Society, companheiros Major Donor e membros da Paul Harris Society rendeu homenagens merecidas aos grandes colaboradores do Rotary, através da Fundação Rotária, que junto aos clubes vem realizando no Brasil e no mundo inúmeros projetos sociais.  
 
O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, Marcelo Demétrio Haick, que agradeceu a presença de todos e a imensa importância de suas contribuições. 
 
O Governador Hiroshi Shimuta mencionou passagens rotárias, falando sobre toda a motivação que possui para fazer doações e continuar contribuindo com a transformação da vida de muitas comunidades. "Agradeço a todos vocês nesta cerimônia maravilhosa, esse é o grande passo para continuarmos doando para a fundação e promovendo mais projetos humanitários. Também agradeço ao Rotary por me possibilitar essa oportunidade e incentivar mais companheiros a fazerem o mesmo". 
 
O presidente de Rotary Internacional, Gary Huang, também deu seu depoimento e agradeceu, em nome da organização, pela contribuição de todos os rotarianos do distrito que elevam o nome do país e de seus clubes junto ao Rotary, fazendo a diferença na vida das pessoas que mais precisam ser assistidas. “Pode ser que aqui não estejam os mais ricos, mas certamente vocês são certamente os mais generosos do Brasil, é uma honra pra mim estar nesse evento, vim aqui especialmente para lhes agradecer. Obrigado por acreditarem na Fundação Rotária e serem tão generosos nas suas doações. Tudo o que vocês estão fazendo pela Fundação Rotária é muito bom e está surtindo efeito. Aqui em São Paulo, vocês são grandiosos e reconhecidos pela generosidade".  
 
Em um provérbio chinês, ele disse que "cada geração vai colher o que a anterior plantou". Ele também falou sobre a preocupação que todos devem ter com as futuras gerações, que serão as principais beneficiadas por esses gestos de generosidade. "Doar para a fundação rotária significa permitir às futuras gerações melhorar as suas condições futuras. Acredito que vocês fazem estas doações porque acreditam profundamente na juventude. Com as suas doações vocês demonstram que estão preocupados em garantir o futuro destas gerações e as gerações posteriores a elas. É isso que acontece com as doações feitas por vocês que sobrevivem a elas, mesmo que vocês não estejam mais vivos. Obrigado mais uma vez, por me convidarem e por fazerem tudo o que tem sido feito pelas pessoas que a Fundação Rotária ajuda. Agradeço por tudo que fazem por Rotary, porque é assim que vamos iluminar o futuro das gerações". 
 
Sábado à Noite 
 
Sábado foi a noite das máscaras do Carnaval de Veneza, traje usado por muitos participantes. O cantor Sidney Magal encerrou a programação festiva, relembrando seus grandes sucessos e apresentando novas músicas do seu atual repertório, em ritmo caliente e bem humorado. A simpatia e interação com o público favoreceu a resposta positiva do público que cantou e dançou junto com o artista. Ele agradeceu a oportunidade e manifestou sua satisfação em estar a bordo, cantando para os rotarianos, oportunidade que ele teve para compartihar seus sucessos com o público, em um evento grandioso e diferenciado. 
 
Após um novo e empolgante show com a Banda Studio 4, o Governador Hiroshi Shimuta fez no palco junto à piscina diversos agradecimentos às autoridades rotárias presentes e efetuou o sorteio de diversos brindes, incluindo um carro zero quilômetro. Em clima de festa e muita agitação, foi encerrada a XXIV Conferência do Distrito 4420 "Brilhando com as Estrelas". 
 
 
Texto: Juliana Amorim Milano e Marcelo Carvalho 
 
 

Galerias de Fotos da Conferência:

 
 Galeria 1 - Primeiro dia e Eventos de Sexta  
 Galeria 2 - Plenária de Sexta  
 Galeria 3 - Plenária de Sábado e Encerramento


COMENTE ESTA NOTÍCIA

* Nome    Digite aqui os números ao lado    413

A publicação das mensagens é moderada. Ao Distrito 4420 é reservado o direito de não incluir ou de remover mensagens por seu exclusivo critério. Não envie mensagens ofensivas ou de conteúdo impróprio. Aguarde um prazo de 1 a 3 dias para a publicação. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Seu endereço de e-mail não será publicado. Favor não escrever usando apenas MAIÚSCULAS.

* Email 
Seu Clube 
* Mensagem    


 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados