Rotary International - Distrito 4420 Distrito 4420    
  
Atenção! Esta é a versão 2013-2014 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

RYLA - Prêmios Rotary de Liderança Juvenil

RYLA I-A (14 a 17 anos) - 21 de setembro de 2013 (Colégio Liceu São Paulo em Santos) 
 
RYLA I-B (14 a 17 anos) - 26 de outubro de 2013 (Colégio Eduardo Gomes em São Caetano do Sul) 
 
 
RYLA II (18 a 30 anos) - 04 a 06 de abril de 2014 (Magic City - Suzano) 
 
     DOC Informações e Programação 
 
     DOC Ficha de Inscrição 
 
     Vídeos Promocionais: 
 
          - TRAILER 
 
          - APRESENTAÇÃO 
 
 
RYLA III - KIDS - durante Conferência Distrital de Rotary Kids 
 
(mais detalhes e cronogramas ABAIXO)

PRÊMIOS ROTÁRIOS DE LIDERANÇA JUVENIL (RYLA)

 
 
Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA) são programas intensivos de treinamento para jovens de 14 a 30 anos. Os jovens selecionados participam de evento (seminário em imersão ou workshop) organizado pelos rotarianos do distrito.  
 
Todos os eventos RYLA têm os seguintes objetivos: 
 
- Capacitar os jovens selecionados a desempenhar um papel de liderança de maneira responsável e eficaz; 
- Encorajar a liderança contínua e sólida de jovens por outros jovens; 
- Homenagear publicamente jovens que prestam serviços às respectivas comunidades atuando como líderes; 
- Desenvolver o potencial de liderança dos participantes, oferecendo-lhes oportunidades para aperfeiçoar e praticar suas habilidades; 
- Incentivar os participantes a desenvolver os próprios talentos e habilidades; 
- Lembrar os participantes de que têm responsabilidades para com a comunidade e o mundo; 
- Detectar elementos éticos de liderança positiva; 
- Demonstrar a importância da comunicação no exercício da liderança; 
- Prática na resolução de problemas e conflitos; 
- O propósito do Rotary e seus serviços à comunidade; 
- Fortalecimento da auto estima / auto confiança; 
- Elementos da cidadania em nível comunitário e global – voluntariado e solidariedade. 
 
 
BENEFÍCIOS PARA ROTARY, PARA OS JOVENS, E PARA OS CLUBES 
 
As Novas Gerações ou Comissão de Serviços à Juventude tornou-se a Quinta Avenida de Serviços do Rotary em 2010, e sua definição está nos Estatutos Prescritos para o Rotary Club, art. 5: 
 
“Serviços às Novas Gerações — A quinta Avenida de Serviços reconhece a mudança positiva trazida pelos jovens através do incentivo a atividades de desenvolvimento de líder, engajamento comunitário, prestação internacional de serviços e de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e compreensão mundial. Os Rotary Clubs devem se comprometer a envolver os jovens em projetos de serviços profissionais, à comunidade e internacionais, e oferecer programas e recursos que os apoiem.” 
Os rotarianos vêm servindo aos jovens há muito tempo. O Plano Estratégico do RI incentiva os clubes a distribuírem suas atividades entre as cinco Avenidas de Serviços, reconhecendo que algumas se encaixam em mais de uma. A Avenida de Serviços às Novas Gerações reconhece o trabalho excepcional que os rotarianos desempenham com a juventude e os incentiva a ampliar ainda mais o escopo de sua atuação, apoiando o sucesso pessoal e profissional dos jovens e reconhecendo a diversidade de suas necessidades. 
 
Novas gerações - quadro associativo e oportunidade de servir 
 
O trabalho com as novas gerações contribui ao futuro de seu Rotary Club. Ao formar laços com os jovens, os clubes cultivam futuros associados e se revigoram com a energia e visão das novas gerações. Compartilhe o ideal rotário de servir, implementando projetos de serviços profissionais e à comunidade voltados aos jovens, como feiras de carreiras e programas de orientação. Em algumas comunidades, Rotary Clubs com predominância de associados jovens vêm sendo formados como alternativa aos clubes existentes, sendo ótimos para atrair mais associados, também de faixas etárias mais jovens ao Rotary. Os programas pró-juventude podem ser o primeiro passo para uma vida dedicada ao ideal de servir do Rotary. Por isso, fortaleça o seu relacionamento com os participantes, não apenas como um investimento no futuro, mas também para enriquecer o seu clube hoje. Uma forma de incentivar seu clube a participar dos Serviços às Novas Gerações é envolvendo os jovens em projetos que beneficiem suas comunidades. 
 
 
O PROGRAMA NA GESTÃO 2013/2014 
 
Para o Ryla 2013-2014 vamos dar continuidade à evolução do programa realizado há anos no distrito, sempre atualizado pelas diretrizes de RI, acompanhando manuais atualizados, tendências locais, anseios e perspectivas colhidas junto aos próprios ex-participantes, aproveitando-se a experiência acumulada e propiciando treinamento aos futuros líderes distritais ligados aos programas de Serviços à Juventude (atual nomenclatura). 
 
Nesta linha de pensamento, manteremos o desmembramento dos treinamentos aos jovens por faixa etária, RYLA I-A-baixada e I-B-planalto para jovens entre 14 e 18 anos, RYLA II para jovens entre 18 a 30 anos com imersão em alojamento, e RYLA III, para jovens da idade do Kids, a ser realizado concomitantemente à Conferência Distrital. 
 
Tratando-se de um prêmio, a ser outorgado pelos clubes a jovens de reconhecido destaque e potencial de realização pessoal e profissional, não incentivamos a participação anual sucessiva nos programas, pois o conteúdo do programa em si não sofre grandes modificações, exceção àqueles que mudem de faixa etária. 
E justamente por tratar de um PRÊMIO DE LIDERANÇA JUVENIL, assim deverão os clubes tratarem o assunto, contemplando-se na verdade os jovens com a possibilidade de sua participação.  
 
O grande diferencial deste programa é a participação interativa dos jovens, que pretendemos resgatar (a exemplo de eventos já realizados), pois a capacidade de absorção das informações na prática é potencialmente maior do que durante palestras e apresentações; assim os participantes assistirão as apresentações e na sequência farão trabalhos interativos com correlação aos assuntos apresentados – são atividades sequenciais, mas diferentes e desmembradas. 
 
 

RYLA I - CRONOGRAMA

 
 
AGILIZEM A SELEÇÃO E INSCRIÇÃO DOS JOVENS! 
 
 
RYLA I-A - 21 de setembro de 2013 (baixada Santista em Santos) 
 
Será realizado em Santos, nas dependências do colégio Liceu São Paulo, localizado na Avenida Ana Costa n. 148, em frente a Fundação dos Rotarianos de Santos, onde será servido o almoço, no dia 21 de setembro – sábado, no horário das 08h00 às 18h00. 
 
01.07.2013 - Início da seleção de jovens pelos clubes da Baixada Santista; 
31.08.2013 - Divulgação da programação : auto-estima; civismo, ética e moral; trabalho em equipe; importância do voluntariado, Rotaract e Interact; 
09.09.2013 - Limite de inscrição de até dois jovens por clube da Baixada Santista; 
As vagas remanescentes serão preenchidas na ordem abaixo, até o limite de 50 participantes, por ordem de chegada dos e.mails com a ficha e depósito da taxa digitalizados : 
11 e 12.09.2013 - Aos clubes de todo o distrito; 
16 e 17.09.2013 - Por indicação dos próprios inscritos no programa, escolas e professores; 
 
 
RYLA I-B - 26 de outubro de 2013 (planalto em São Caetano do Sul) 
 
Será realizado em São Caetano do Sul, nas dependências do Colégio Eduardo Gomes, da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, localizado na Rua Major Carlos Del Prete n. 1120, no dia 26 de outubro – sábado, no horário das 08h00 às 18h00. 
 
 
 
01.07.2013 - Início da seleção de jovens pelos clubes do Grande ABC e SP; 
31.08.2013 - Divulgação da programação : auto-estima; civismo, ética e moral; trabalho em equipe; importância do voluntariado, Rotaract e Interact; 
09.10.2013 - Limite de inscrição de até dois jovens por clube do Grande ABC e SP; 
As vagas remanescentes serão preenchidas na ordem abaixo, até o limite de 50 participantes, por ordem de chegada dos e.mails com a ficha e depósito da taxa digitalizados : 
11 a 17.10.2013 - Aos clubes de todo o distrito; 
21 e 22.10.2013 - Por indicação dos próprios inscritos no programa, escolas e professores; 
 
 
INSCRIÇÃO DOS JOVENS PARA O RYLA I 
 
As inscrições deverão ser feitas nos próprios clubes que receberão o jovem interessado, explicarão sobre o programa, preencherão a ficha de inscrição e encaminharão digitalizadas juntamente com o comprovante de depósito da taxa de inscrição para o e.mail marcosbuim.rotary@gmail.com (ficha de inscrição anexa). 
 
Conta exclusiva para pagamento: 
Banco: Caixa Econômica Federal - Agência: 3216 
CC: 98-9 - Favorecido: Associação de Rotarianos do Distrito 4420 
 
 
PARTICIPAÇÃO DE COORDENADORES PRÓ-JUVENTUDE, ROTARIANOS E CONVIDADOS 
 
É desejável a participação dos Coordenadores Pró Juventude dos clubes, e perfeitamente aceitável a presença de acompanhantes, quer rotarianos, pais ou responsáveis ao Ryla I, sempre na condições de ouvintes, e deverão obrigatoriamente inscrever-se em formulário próprio, e também pagar pela sua inscrição, pois esta se destina a custear as despesas com as refeições; nos locais dos eventos não será possível distinguir-se quem almoçou ou não, portanto todos os presentes, independente do tempo de permanência no local inclusive equipe de trabalho pagarão pelas despesas. Exceção é feita para o horário de saída dos jovens, podendo os acompanhantes chegarem ao local até duas horas antes do horário previsto para o encerramento.  
 
 
APOIO DO CLUBE AO JOVEM INSCRITO 
 
A taxa de inscrição, dos jovens selecionados, deverá ser paga pelo clube padrinho, assim como as despesas de locomoção até o local do evento quando for o caso, e demais despesas que o jovem tenha que suportar em virtude do evento ser patrocinado pelos clubes padrinhos. Considerando o retorno que esses jovens poderão dar à sociedade, bem como o orçamento anual dos clubes, os valores a serem despendidos pelo clube são ínfimos. 
 
 
OBSERVAÇÕES 
 
As taxas de inscrição devem ser arcadas pelo clube patrocinador, nunca pelo candidato, com exceção daqueles inscritos no último período, sem clube patrocinador. 
 
No valor das taxas de inscrição para o Ryla I estão incluídas as despesas de alimentação. 
 
Poderá ser estudada a opção de clubes mandarem candidatos adicionais, assim como rotarianos interessados em acompanhá-los (que são bem vindos), arcando no entanto com todas as despesas decorrentes.  
 
Código de Conduta para Trabalhos com Jovens - O Rotary Internacional se empenha em proporcionar um ambiente seguro para todos os participantes de atividades rotárias. É da responsabilidade dos rotarianos, cônjuges e parceiros de rotarianos, bem como de outros voluntários do Rotary, salvaguardar ao máximo o bem-estar das crianças e dos jovens com os quais entram em contato, protegendo-os de qualquer abuso ou assédio físico, sexual e emocional. 
 
Para divulgação na mídia, procurem ajuda da assessoria de imprensa distrital, através da Sra. Alzira Hisgail, email Alzira@ateliedetextos.com.br ou telefone 11.3675.0809. 
 
Para informações adicionais, contatem o coordenador do evento MARCOS BUIM através do e.mail marcosbuim.rotary@gmail.com 
 
 
 

RYLA II - CRONOGRAMA

 
 
RYLA II - Jovens de 18 a 30 anos - 04 a 06 de abril de 2014 (Magic City - Suzano)  
 
Seleção dos jovens por todos os clubes do distrito – a partir de julho de 2013;  
Divulgação da programação – fevereiro de 2014;  
Limite de inscrição de um jovem por clube do ABC e SP – 17 de março;  
Vagas remanescentes (a serem preenchidas nesta ordem, até o limite de participantes):  
Aos clubes que já tenham inscrito um jovem – 19 e 20 de março;  
Aos demais clubes – 24 e 25 de março;  
Por indicação dos próprios inscritos no programa, escola e professores – 27 e 28 de março;  
 
 

RYLA III - CRONOGRAMA

 
 
RYLA III - KIDS - durante Conferência Distrital de Rotary Kids  
 
Divulgação da programação e inscrições no local (Águas de Lindoia).  

 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados