Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2012-2013 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Quero fazer parte do Rotary - Perguntas e Respostas

  

Para fazer parte do Rotary é preciso ter muitos recursos?

 
Não. Esse é um mito. O Rotary não é elitista e é democrático em seus quadros sociais. Mas como há obrigações a assumir, como o pagamento da mensalidade do clube, que custeia sua parte administrativa, e as refeições e eventuais deslocamentos para as reuniões, espera-se que o rotariano tenha estabilidade financeira. É preciso estar bem antes de se poder ajudar. 
 

Quanto custa ser rotariano?

 
Todo Rotary Club cobra uma mensalidade de seus associados, que destina-se a custeio de despesas administrativas do Clube e do Rotary International - não há fins lucrativos. As mensalidades dos clubes variam entre 100 e 200 reais, aproximadamente, conforme o que está incluso (alguns incluem a refeição na mensalidade, outros não incluem). Se o clube escolhido não incluir na mensalidade a refeição, você terá esse custo a cada reunião semanal além do custo da mensalidade (quase sempre as reuniões rotárias ocorrem durante um café da manhã, almoço ou jantar). 
 

É preciso doar dinheiro para o Rotary para ser rotariano?

 
Não. O Rotary está em busca de pessoas comprometidas, que tenham boa vontade, ética e disposição para participar das reuniões e das atividades de seu clube. Além do gasto fixo com a mensalidade e refeições nas reuniões, nenhum outro gasto é exigido. Existem sim muitos rotarianos que doam para os projetos dos clubes ou para a Fundação Rotária poder executar projetos sociais por todo o mundo, mas essas doações são sempre voluntárias e somente na medida da vontade de cada um - jamais são exigidas ou cobradas. 
 

Pode-se fazer negócios em um Rotary Club?

 
Sim, o Rotary teve sua origem justamente no relacionamento profissional entre seus associados, até descobrir e canalizar essa força para a prestação de serviços à sociedade em todo o mundo. Mas a realização de negócios não pode ser a única motivação para uma pessoa tornar-se rotariana, pois além da exigência uma conduta moral e ética ilibada, o rotariano deve estar comprometido com os objetivos sociais da organização e de seu clube. A associação de um indivíduo a um Rotary Club com somente o propósito de obter contatos para negócios não é aceita e geralmente resulta em frustração. Através da participação nas reuniões e atividades sociais e na construção de um relacionamento de amizade verdadeira com os demais associados, é comum surgirem muitas oportunidades de negócios, de forma natural.  
 

O que é preciso para ser associado?

 
Associados em potencial devem: 
 
- Exercer ou ter exercido cargo profissional, executivo, gerencial ou de liderança na comunidade 
- Ter demonstrado compromisso pessoal com o servir 
- Poder comparecer às reuniões semanais ou atender aos requisitos de participação em projetos comunitários 
- Residir ou trabalhar próximo ao clube 
- Ter condições para arcar com a mensalidade e custos das reuniões 
 

Quais são as responsabilidades dos rotarianos?

 
Os rotarianos devem comparecer a reuniões semanais, pagar as cotas mensais ao clube, além de participar de atividades e projetos. Os clubes incentivam os associados a buscar papéis de liderança. 
 

Quais são os requisitos de frequência a reuniões?

 
É preciso comparecer a pelo menos 50% das reuniões para manter a condição de associado representativo. Se não puder comparecer, é possível recuperar a frequência no período de 14 dias antes e 14 dias depois da reunião, visitando outros clubes
 

O que acontece durante as reuniões rotárias semanais?

 
Os rotarianos se fortalecem através do relacionamento entre os associados, criando amizades e muitas vezes até relacionamentos comerciais. É através das reuniões semanais e o convívio com seus pares que essa amizade se forma. Durante as reuniões em geral há uma refeição (café da manhã, almoço ou jantar) e pode-se usufruir de palestras de assuntos diversos de interesse do grupo, que podem ou não ter relação com o Rotary. Durante a reunião os associados do clube recebem de seu presidente e outros oradores informações sobre os trabalhos do clube e oportunidades para servir à sociedade junto com o grupo. O ambiente é descontraído e sempre centrado na amizade e no companheirismo. As reuniões duram entre uma e duas horas, conforme o clube. 
 

Há outras atividades que requeiram participação, além das reuniões semanais?

 
Há diversas opções de atividades, mas não são obrigatórias. A única necessidade de participação para ser rotariano é a reunião semanal. Mas existem diversos eventos rotários, organizados pelo clube e pelo Distrito, como fóruns, conferências, seminários, treinamentos, eventos sociais e até de companheirismo, assim como a possibilidade da participação em reuniões e eventos de outros clubes, mas são todos opcionais - o associado pode ou não participar, conforme sua disponibilidade. Há também a possibilidade de participação direta nos projetos sociais de seu clube, trabalhando junto a entidades ou em eventos beneficentes, conforme também sua disponibilidade e vontade de participação. 
 

Como posso tornar-me rotariano?

 
O candidato deve ser apadrinhado ou indicado para afiliação, mas caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, envie o Formulário para Associados em Potencial, que será encaminhado aos líderes rotários de sua região, ou contate diretamente um dos clubes de sua região. É comum convidar a pessoa interessada em ingressar no Rotary para uma reunião do clube. Nesses casos, o rotariano padrinho envia o nome do candidato à Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo. Saiba mais sobre como se tornar rotariano e as responsabilidades dos associados. O ingresso em um Rotary Club só é possível por convite. 
 

Qual a idade mínima para entrar para o Rotary?

 
Não há idade mínima para ingressar no Rotary, porém, a pessoa tem que estar estabelecida profissionalmente e dispor de tempo e recursos financeiros para cobrir taxas e outras despesas. Caso esteja interessado em ingressar em um Rotary Club, informe-se sobre os requisitos. 
 

Estudantes universitários podem participar?

 
Através do Rotaract jovens de 18 até 30 anos podem participar de atividades de prestação de serviços em um formato muito parecido com o dos Rotary Clubs. Os Rotaract Clubs constituem um programa oficial do Rotary International e existem por todo o mundo, proporcionando a oportunidade de relacionamento com pessoas da mesma faixa etária e prestando serviços de grande importância às suas comunidades, muitas vezes em parceria com Rotary Clubs. Quando o participante do Rotaract já tiver concluído sua formação universitária e já tiver adquirido a experiência e os requisitos profissionais requeridos, poderá então associar-se a um Rotary Club e tornar-se rotariano. 
 

Alunos de ensino secundário podem participar?

 
Sim. Através do Interact, um programa para adolescentes de 12 a 18 anos, eles participam de atividades divertidas e educativas, desenvolvem suas habilidades de liderança e fazem novos amigos. 
 

O que é um Rotary E-club?

 
E-clubs são Rotary Clubs que fazem suas reuniões on-line. Como todos os Rotary Clubs, os e-clubs se reúnem semanalmente, implementam projetos locais e internacionais, apoiam a Fundação Rotária e desfrutam de companheirismo. A maior diferença é que um e-club conduz suas reuniões através de um website, que pode ser acessado a qualquer hora da semana. Esta flexibilidade oferece aos associados com agendas lotadas, deficiências físicas ou que estejam viajando a oportunidade de fazer parte do Rotary.  
 

O Rotary tem relação com religião ou política?

 
Não. Nem os Rotary Clubs e nem o Rotary International possuem qualquer vínculo com nenhuma religião, ou partidos políticos. Desta forma o ambiente é neutro e são bem vindos associados de qualquer religião ou orientação política. Também não há restrição a gênero - homens e mulheres podem ser igualmente atuantes em Rotary. 
 

O que é o Rotary?

 
O Rotary International é uma associação mundial de mais de 34 mil Rotary Clubs espalhados em cerca de 200 países e regiões geográficas. Os associados de tais clubes são chamados rotarianos e integram uma rede global de cerca de 1,2 milhão de líderes profissionais e empresariais, que relacionam-se entre si e dedicam tempo e conhecimentos a serviço de suas comunidades e do mundo. Os Rotary Clubs, por sua vez, integram a associação mundial chamada Rotary International.  
 

O que é o Distrito 4420?

 
O Rotary International organiza os mais de 34 mil Rotary Clubs de todo o mundo em cerca de 500 distritos, para facilitar a administração e acompanhamento de suas atividades. Este site pertence ao Distrito 4420 que reúne e representa os clubes da região sul da cidade de São Paulo, litoral paulista (de Peruíbe a Bertioga) e toda a região do ABCDMR. Veja na relação de clubes do Distrito as suas áreas de atuação. 
 

E se eu morar e trabalhar em outra região?

 
Use a ferramenta de localização de Rotary Clubs para encontrar clubes em sua região, por cidade ou número de distrito. É importante haver proximidade da residência ou trabalho com o clube escolhido para facilitar a participação nas reuniões semanais. 
 

Onde posso esclarecer outras dúvidas?

 
Fique à vontade para entrar em contato com a equipe de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Distrito 4420, pelo e-mail dqa4420@gmail.com
 
 
  
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados