Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2012-2013 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Casa da Amizade - São Paulo Santo Amaro

SOS – Serviço de Obras Sociais de Santo Amaro – Casa da Amizade do RCSP Santo Amaro 
 
Presidente 2011-2012 – Maria Sofia Correia 
Fone: (11) 3742-3251 
Celular: (11) 7577-3226 
Email: aciclon@aciclon.com.br 
 
Histórico: 
 
A Casa da Amizade – SOS (Serviço de Obras Sociais) é gerenciada pelas esposas dos sócios do clube e voluntárias da comunidade. Foi fundada em 26 de março de 1969, e oferece cursos gratuitos para geração de trabalho e renda, tais como corte e costura, tricô e crochê, bordado, tear em prego e patchwork, além de organizar diversos eventos beneficentes, tais como chás, bingos e bazares. As entidades beneficiadas são a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, , a Casa dos Velhinhos Ondina Lobo e a Casa do Menor Santo Amaro Grossarl. Casa de Idosos Madre Deodora, etc... 
 
Localiza-se na Rua Darwin, 191 – Jardim Santo Amaro, em São Paulo. Telefone: 5524-6844. 
 
PROJETOS E OBRAS SOCIAIS DO RCSP SANTO AMARO: 
 
1) Obras Permanentes: são aquelas estatutariamente administradas por rotarianos e ou seus cônjuges e que estão permanentemente inseridas no programa de atividades do Clube. Exemplos atuais de Obras Permanentes são “Casa da Amizade - “SOS” e “CRESCER”“; 
 
a)Casa da Amizade – SOS: Obra Permanente do Rotary Club São Paulo Santo Amaro, a Casa da Amizade – SOS (Serviço de Obras Sociais) é gerenciada pelas esposas dos sócios do clube e voluntárias da comunidade. Foi fundada em 26 de março de 1969, e oferece cursos gratuitos para geração de trabalho e renda, tais como corte e costura, tricô e crochê, bordado, tear em prego e patchwork, além de organizar diversos eventos beneficentes, tais como chás, bingos e bazares. As entidades beneficiadas são a Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, , a Casa dos Velhinhos Ondina Lobo e a Casa do Menor Santo Amaro Grossarl. 
Localiza-se na Rua Darwin, 191 – Jardim Santo Amaro, em São Paulo. Telefone: 5524-6844. 
 
b)C.R.E.S.C.E.R. (Centro Rotário Educacional, Social, Cultural e Recreativo) 
Obra Permanente do Rotary Club São Paulo Santo Amaro, o C.R.E.S.C.E.R. dedica-se a formação educacional de crianças, adolescentes e adultos, notadamente através de programas de trabalho educativo ou profissionalizante, de modo a lhes assegurar condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada, mediante formação profissional básica em informática, relações humanas e práticas administrativas, além de encaminhamento de jovens a partir de 14 anos, seja para estágio remunerado, através do Programa de Educação para o Trabalho (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, art. 68), seja para o 1º emprego nas empresas parceiras através de Programa de Aprendizagem Profissional (CLT, artigo 428 e 430). Fundado em 14 de janeiro de 1986, o C.R.E.S.C.E.R. atende 240 alunos por ano, ministrando 550 horas-aula por semestre. Localiza-se na Rua Aribugu, 311 – Jardim São Luiz, em São Paulo. 
 
2) Obras Compartilhadas: são aquelas cuja administração é de entidades ou organizações fora do Rotary, mas que o Clube apóia esporadicamente com recursos e/ou serviços ou dá assistência de qualquer natureza. Exemplos atuais de Obras Compartilhadas são “Padaria Comunitária” (administrada pela Associação Rainha da Paz), “Sala Rotary da Biblioteca Prestes Maia” (administrada pela Prefeitura de São Paulo): 
 
a)Padaria Comunitária: Obra Compartilhada do Rotary Club São Paulo Santo Amaro, foi inaugurada em 6 de maio de 2006 em parceria com a Associação Abrigo Rainha da Paz e Rotary Club de Paris – Beaubourg através do programa de subsídios equivalentes. Possui estrutura para a capacitação de 20 jovens da comunidade como padeiros e confeiteiros, sendo que os cursos possuem duração de três meses com carga horária de 4 horas/dia alcançando a formação de até 120 jovens por ano. Além da formação profissional, os jovens recebem noções de cidadania e preparação para o mercado de trabalho. Além disso, os produtos alimentícios ali produzidos, tais como pães e bolos, são fornecidos a baixo custo para a comunidade. Localização: Favela Jardim Maracanã, em São Paulo. 
 
b) Biblioteca Comunitária Rotary Internacional: Obra Compartilhada do Rotary Club São Paulo Santo Amaro, consiste na reforma de salas da Biblioteca Prefeito Prestes Maia e doação de equipamentos que consumiram investimentos de oitenta e cinco mil Reais. Este projeto foi realizado em parceria com o Rotary Club de Berlim – Schloss-Kopenick (Alemanha) e com doações da Fundação Rotária. 
A nova sala de pesquisas inaugurada em outubro de 2006 passou a se chamar Sala Rotary Internacional e recebeu três mil novos títulos, além do acervo já existente, um computador, novas estantes, arquivos, cadeiras, persianas e decoração do ambiente. Localização: Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, em São Paulo. 
 
3) Obras Apoiadas: são aquelas que mereceram uma doação em caráter oficial do Clube, seja em espécie ou material. Muitas dessas doações vêm através de programas da Fundação Rotária. Nessa categoria estão incluídas, por exemplo, equipamentos para a Santa Casa de Santo Amaro e para outras obras sociais; 
 
4) Obras Assistidas: são aquelas em que há um trabalho coletivo dos sócios em períodos de tempo curtos (algumas horas ou um dia), envolvendo basicamente a presença física do sócio e apenas excepcionalmente envolve doação em dinheiro. Nessa categoria estão incluídas o “Programa Mc Dia Feliz” e visitas grupais a asilos e orfanatos:  
 
a)Mc Dia Feliz: Obra Assistida pelo Rotary Club São Paulo Santo Amaro em parceria com a rede de fast food McDonald’s, quando a renda obtida com a venda do lanche Big Mac no Mc Dia Feliz é doada para entidades que cuidam de crianças e adolescentes portadoras de câncer. O Rotary Santo Amaro promove a venda direta de tickets para compra do sanduíche, com renda revertida para o GRAAC – Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. 
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados