Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Intercâmbio de Grupos de Estudos - IGE

O programa Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) oferece oportunidades culturais e profissionais únicas a jovens profissionais não-rotarianos de 25 a 40 anos, em início de carreira.  
 
O programa IGE financia intercâmbios de equipes entre distritos rotários parceiros de países diferentes. Cada equipe, composta por quatro participantes é liderada por um rotariano, e as viagens duram entre quatro e seis semanas. 
 
 
Objetivos do programa 
 
O programa visa o desenvolvimento das habilidades profissionais e de liderança dos participantes, para que possam estar preparados a atender às necessidades de suas comunidades e de um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. 
 
Oferece, além disso, oportunidades de prestação de serviços ao facilitar o planejamento de projetos humanitários conjuntos entre os países anfitrião e patrocinador que atendam a necessidades nos setores de saúde, educação e outros. Participantes do intercâmbio vivenciam as instituições e o estilo de vida do país anfitrião, observam como suas profissões são exercidas no exterior, travam amizades e relacionamentos profissionais e trocam idéias com os cidadãos da localidade. 
 
 
O Intercâmbio de Grupos de Estudos envolve: 
 
- Atividades profissionais de observação do exercício das respectivas profissões em outro país e de troca de idéias nas respectivas áreas de atuação, o que beneficia todas as comunidades envolvidas. 
 
- Experiência cultural graças à oportunidade de estudar o povo, a cultura e as instituições de outro país e de promover apreciação pela diversidade cultural em todo o mundo. 
 
- Oportunidades de companheirismo ao promover o contato entre membros das equipes e seus anfitriões, e incentivar a comunicação e convivência em um espírito de amizade e boa vontade que facilita o conhecimento e a apreciação dos problemas, aspirações e questões comunitárias mútuas, bem como o estabelecimento de laços de amizade duradouros e maior compreensão internacional. 
 
- Participação dos rotarianos em atividades que proporcionam a jovens profissionais em início de carreira a perspectiva de experientes colegas de profissão em outro país e cultura, no processo de enviar e receber equipes, e no compartilhamento das experiências educacionais dos participantes do intercâmbio que contribuirão para a realização da missão do Rotary em todo o mundo. 
 
A Fundação Rotária oferece a cada integrante da equipe a passagem aérea de preço mais acessível entre seu país e o país anfitrião. Rotarianos do país anfitrião proporcionam alimentação, hospedagem e viagens pelo distrito. 
 
 
Elegibilidade do distrito 
 
Formulário de inscrição que indique claramente os propósitos a ser alcançados pelo intercâmbio deve ser recebido pela Fundação Rotária. 
 
Todo distrito pode indicar sua preferência quanto ao distrito ou área com a qual deseja ser emparceirado, mas a decisão final cabe aos curadores. 
 
Reconhecendo o valor dos emparceiramentos pré-combinados (auto-emparceiramentos), os curadores procuram aprovar todos aqueles que envolvam culturas, línguas e regiões diferentes. 
 
Equipes de Intercâmbio de Grupos de Estudos são financiadas pelo Programa de Subsídios Distritais, razão pela qual os distritos devem avaliar a disponibilidade de fundos antes de submeter inscrições para intercâmbios de IGE em determinado ano.  
 
Informações adicionais sobre as diferentes opções de financiamento podem ser encontradas nas publicações sobre o IGE e em www.rotary.org. 
 
 
Qualificações 
 
Os membros da equipe devem ser pessoas que exerçam em tempo integral profissão reconhecida, morem ou trabalhem no distrito anfitrião, estejam em início de carreira e tenham de 25 a 40 anos de idade. Os candidatos devem possuir qualidades de líder e temperamento flexível para que o programa alcance o objetivo de promover a compreensão internacional. 
 
Os integrantes das equipes devem ser razoavelmente fluentes no idioma do país anfitrião. 
 
Os líderes das equipes devem ser rotarianos experientes, sobretudo em atividades ligadas aos serviços internacionais, estar bem informados sobre o país anfitrião e o Rotary, e ser fluentes na língua do país anfitrião. Para nosso Distrito é pré requisito que o líder do grupo tenha já exercido a Presidência de seu Rotary Club. 
 
Em nenhuma circunstância permite-se que cônjuges, familiares e dependentes acompanhem a equipe. 
 
 
Seleção 
 
A Comissão Distrital deve selecionar para formação da equipe do IGE os candidatos apresentados pelos Clubes mais qualificados, independentemente do sexo, assim como indicar o líder do grupo. 
 
O governador deve atestar e ratificar a elegibilidade de todos os candidatos selecionados. 
 
 
Implementação do programa 
 
Embora, em geral, equipes de IGE sejam compostas de representantes de várias profissões, diversas alternativas são oferecidas.  
 
Equipes integradas por representantes de profissões semelhantes (tais como da área de saúde pública, educação ou agricultura) permitem observação mais profunda do seu exercício em outro país.  
 
Equipes culturais, por exemplo, reúnem artistas, músicos ou lingüistas que compartilham seus talentos e conhecimentos com os rotarianos dos distritos anfitriões.  
 
Equipes humanitárias apóiam o desenvolviment o de projetos entre os distritos parceiros, pois ficam conhecendo as necessidades humanitárias do país anfitrião e regressam com propostas concretas de solicitação de subsídios da Fundação.  
 
Também é possível organizar intercâmbios com países vizinhos. 
 
Para o Programa de Intercâmbio selecionado para este ano rotário com a Alemanha - Distrito 1850, a Equipe será constituída por profissionais ligados a área de educação (professores). 
 
A equipe de IGE permanece sob a responsabilidade do distrito anfitrião desde a hora de chegada até o momento da partida.  
 
Cabe ao distrito anfitrião a responsabilidade de preparar o itinerário de observação profissional, oferecer o transporte local, providenciar hospedagem em lares de rotarianos, quando possível, e organizar todas as atividades rotárias e culturais durante a estada da equipe.  
 
É importante reconhecer a natureza exaustiva desse tipo de viagem de estudos e, portanto, é essencial que tempo suficiente para descanso seja incluído na programação. 
 
Mais informações estão disponíveis no folheto Intercâmbio de Grupos de Estudos, nas publicações Intercâmbio de Grupos de Estudos — Guia para Rotarianos e Intercâmbio de Grupos de Estudos — Manual para a Equipe e em www.rotary.org.
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados