Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Plano Visão de Futuro

Com vistas ao centenário da Fundação em 2017, os curadores da Fundação Rotária desenvolveram um plano com o intuito de alavancar a Fundação em seu segundo século.  
 
O Plano Visão de Futuro, elaborado com o apoio de vários líderes por meio de questionários, enquetes e grupos de discussão, renova a missão da Fundação e cria formas mais eficientes de ajudar os rotarianos a lançar projetos de maior impacto e auto-sustentabilidade.  
 
“Ser e fazer tudo para todos ao mesmo tempo está impedindo à Fundação cumprir plenamente sua missão. A nova estrutura permitirá o melhor aproveitamento de nossos recursos e o alcance de resultados mais auto-sustentáveis.”  
 
Robert S. Scott, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Rotária em 2007-08  
 
A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.  
 
A nova missão e lema da Fundação — Fazendo o Bem no Mundo — foram aprovados pelos curadores da Fundação e diretores do RI, e devidamente sancionados pelo conselho de legislação de 2007.  
 
Almeja-se com o Plano Visão de Futuro: 
 
- Simplificar os programas e operações da Fundação de forma consistente com sua missão.  
- Concentrar a prestação de serviços nas áreas em que causarão maior impacto enfocando necessidades mundiais prioritárias que sejam pertinentes aos rotarianos.  
- Oferecer opções de programas que contribuam ao alcance de metas locais e mundiais.  
- Aumentar o senso de propriedade nos clubes e distritos, dando a estes últimos maior autonomia nas tomadas de decisão.  
- Divulgar o trabalho da Fundação Rotária e promover a imagem pública do Rotary. 
 
Fase experimental do Plano Visão de Futuro 
 
Nosso Distrito 4420, foi selecionado por Rotary Internacional como um dos 100 Distritos que participarão da fase experimental do Plano de Visão de Futuro no período que se inicia na gestão 2010-2011 e se prolongará até a gestão 2012-2013. 
 
Por esta razão durante este período (três anos) estaremos recebendo Subsídios Globais ou Distritais 
 
 
Subsídios Distritais da Fundação Rotária  
 
Os Subsídios Distritais da Fundação Rotária são subsídios seccionais que permitirão aos distritos usar até 50% do FDUC. O sistema oferece flexibilidade para que distritos desenvolvam localmente ou em parcerias com clubes de outros países projetos que, por meio de financiamentos de bolsas, apoio a equipes vocacionais, patrocínio de serviços voluntários, assistência em casos de catástrofe e prestação de serviços internacionais e à comunidade, atendam a necessidades mais imediatas. Este tipo de subsídio poderá apoiar projetos realizados em parceria com clubes de distritos que não estejam participando da fase experimental.  
 
 
Subsídios Globais da Fundação Rotária 
 
Os Subsídios Globais da Fundação Rotária dão suporte a projetos de maior vulto, com resultados auto-sustentáveis e de alto impacto em uma das seis áreas de enfoque abordadas na Missão da Fundação Rotária:  
 
- Paz e prevenção/resolução de conflitos  
- Prevenção e tratamento de doenças  
- Recursos hídricos e saneamento  
- Saúde materno-infantil  
- Educação básica e alfabetização  
- Desenvolvimento econômico e comunitário  
 
Clubes e Distritos podem criar seus próprios projetos de subsídios globais em uma das áreas de enfoque ou participar de projetos executados pela Fundação Rotária em colaboração com parceiros estratégicos.  
 
Os projetos de subsídios globais lançados por clubes e distritos recebem uma equiparação do Fundo Mundial da Fundação Rotária, podendo ter como finalidade patrocinar bolsistas ou equipes vocacionais que atuem nas áreas de enfoque, ou projetos humanitários de larga escala com clubes e distritos de outros países. Os distritos da fase experimental não poderão financiar projetos de subsídios globais com clubes de distritos que não façam parte da fase experimental.  
 
Os projetos financiados por subsídios globais incluem parcerias estratégicas com organizações experientes nas áreas de enfoque. Por exemplo, a Fundação poderá estabelecer parceria com organização sem fins lucrativos, que seja especializada em recursos hídricos, para fornecer água potável a comunidades vizinhas. O financiamento do projeto partiria do Fundo Mundial e da entidade parceira.  
 
 
Cronograma de processamento 
 
Os pedidos de subsídios poderão ser enviados à Fundação Rotária durante todo o ano.  
 
Os distritos poderão receber um subsídio distrital a cada ano rotário, sendo incentivados a submeter os pedidos no ano anterior ao do programa para que recebam os fundos assim que possível (embora possam efetuar o pedido a qualquer momento). Doze meses após o recebimento do subsídio, os distritos deverão emitir um relatório final sobre a distribuição dos fundos.  
 
Os clubes e distritos que requisitarem subsídios globais deverão apresentar uma breve proposta de projeto antes de efetivamente solicitar as verbas. O objetivo é determinar preliminarmente se a atividade se enquadra em uma das áreas de enfoque e, assim, assegurar que um maior número de pedidos seja aprovado. Uma vez que o pedido seja aceito, a Fundação poderá exigir documentação adicional, dependendo do montante requisitado ou da complexidade do projeto. Somente pedidos de subsídios globais acima de US$100.000 necessitarão ser aprovados pelos curadores. 
 
 
Vídeo sobre o Plano de Visão de Futuro  
 
Neste vídeo para a web, o ex-diretor do RI e membro da comissão Visão de Futuro, Mark Maloney, apresenta aos rotarianos informações sobre a fase experimental do Plano Visão de Futuro, inclusive filosofia , estrutura dos subsídios , e necessidade de distritos pilotos . 
 
 
 
 
 
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados