Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Programas Educacionais

Bolsas Educacionais 
 
O programa de Bolsas Educacionais da Fundação Rotária é o maior programa internacional do mundo de outorga de bolsas de estudo universitário financiado por uma entidade privada. As bolsas patrocinam estudos ou treinamento em país do exterior que conte com Rotary Clubs. Durante o período de estudos, os bolsistas servem como embaixadores da boa vontade no país anfitrião. 
 
 
Tipos de bolsa 
 
Os seguintes tipos de Bolsas Educacionais são disponibilizados por Rotary International: 
 
- Bolsa Educacional para Um Ano Letivo, concedida para um ano letivo (em geral nove meses) de estudo em outro país. 
- Bolsa Educacional para Mais de Um Ano Letivo, consiste em subsídio único para dois anos de estudos voltados à obtenção de diploma acadêmico em outro país. 
- Bolsa Cultural, concedida para três ou seis meses de estudo intensivo de idioma e imersão cultural em outro país. 
 
Existe ainda o Fundo para Concessão de Bolsas Educacionais a Países de Baixa Renda, programa estabelecido para que candidatos de países de baixa renda tenham mais oportunidades de obter bolsas de estudo.  
 
Todo distrito de Países de Baixa Renda pode submeter, anualmente, a inscrição de um candidato para competir em nível mundial a bolsas educacionais de um ano letivo ou culturais. 
 
 
Objetivos do programa 
 
As Bolsas Educacionais apóiam a missão geral da Fundação Rotária, ou seja, promover a paz e a compreensão internacional, ao procurar: 
 
- aumentar a conscientização e o respeito pelas diferenças culturais enviando embaixadores da boa vontade para estudar no exterior 
- instilar em todos os bolsistas o ideal de Dar de Si Antes de Pensar em Si do Rotary ao motivá-los a participar nos projetos de prestação de serviços do Rotary 
- incentivar os bolsistas a dedicar suas vidas pessoais e profissionais ao aprimoramento da qualidade de vida das pessoas de suas comunidades e países 
- formar líderes que possam atender às necessidades humanitárias da comunidade Mundial 
- causar impacto em todas as áreas do mundo por meio da distribuição geográfica balanceada de bolsistas 
- incentivar rotarianos do mundo inteiro a incrementar oportunidades educacionais a bolsistas de países de baixa renda 
- fomentar associação vitalícia entre o Rotary e seus bolsistas 
 
Os rotarianos apóiam o programa de Bolsas Educacionais com suas contribuições e com o tempo que dedicam ao patrocínio e recebimento anual dos bolsistas. Com a devida orientação e exemplo dado pelos líderes aos bolsistas, esse programa tem o potencial de formar homens e mulheres imbuídos da compaixão e compreensão necessárias para encontrar soluções aos problemas da humanidade. 
 
 
Elegibilidade do distrito 
 
Cabe a cada Distrito determinar o número e tipo de bolsas educacionais que irá financiar com o respectivo FDUC. Cada clube pode ratificar a inscrição de um candidato a cada bolsa disponibilizada pelo distrito naquele ano. 
 
 
Qualificações 
 
Todo candidato a bolsa educacional da Fundação Rotária deve demonstrar grande potencial como embaixador da boa vontade.  
 
Isso se evidencia pelo seu potencial de líder, habilidades como comunicador e dedicação à prestação de serviços.  
 
Os candidatos devem haver concluído pelo menos dois anos de estudos universitários ou possuir certificado de conclusão do segundo grau, com pelo menos dois anos de experiência prática em ocupação reconhecida, por ocasião do início dos estudos patrocinados pela bolsa, e ser cidadãos de país rotário.  
 
Os candidatos não podem ser rotarianos, rotarianos honorários, funcionários de clube, distrito ou de qualquer entidade rotária ou do Rotary International; nem tampouco cônjuges, descendentes diretos (filhos ou netos consangüíneos ou legalmente adotados, ou enteados), cônjuges de descendentes diretos ou ascendentes (pais ou avós) de rotarianos vivos ou funcionários do Rotary.  
 
A inscrição inicial do candidato deve ser efetuada por intermédio do Rotary Club do local de sua residência legal ou permanente, seu local de trabalho ou estudos de tempo integral. 
 
 
Seleção 
 
Os prazos finais para a submissão dos formulários de inscrição dos candidatos são estabelecidos pelos Rotary Clubs, porém devem ser entre 1º de março e 15 de julho, ou seja, antes do prazo de 1º de outubro. Todos os formulários ratificados pelos distritos devem ser recebidos pela Fundação Rotária até 1º de outubro, o mais tardar, do ano anterior ao da utilização da bolsa. Até 15 de dezembro, os candidatos aprovados pelos curadores da Fundação Rotária recebem confirmação sobre a instituição de ensino onde deverão estudar sob o patrocínio da bolsa. 
 
 
Implementação do programa 
 
Antes da partida ao país anfitrião, é obrigatória a participação dos bolsistas em seminário de orientação conduzido pelos respectivos distritos patrocinadores, para que estejam preparados a cumprir com suas funções de embaixadores da boa vontade.  
 
Durante os estudos, os bolsistas devem dar palestras a Rotary Clubs, Rotaract Clubs e grupos não rotários, bem como participar das conferências distritais, e de programas e projetos de prestação de serviços dos Rotary Clubs e Rotaract Clubs. 
 
Após regressar a seus países, os bolsistas devem aceitar convites para participar de reuniões de clubes, conferências distritais e atividades para ex-participantes de programas, além de ajudar na orientação de outros bolsistas.  
 
Mais informações podem ser encontradas no folheto Bolsas Educacionais e Subsídios Rotary para Professores Universitários, no manual Bolsas Educacionais e Subsídios Rotary para Professores Universitários e em www.rotary.org. 
 
 
Subsídios Rotary para Professores Universitários 
 
O programa de Subsídios para Professores Universitários destaca duas importantes ênfases do Rotary, educação e prestação de serviços voluntários.  
 
O principal propósito do programa é fomentar a compreensão internacional e fortalecer o ensino superior em países de baixa renda (definidos segundo o Produto Nacional Bruto per capita).  
 
Os subsídios são outorgados a professores universitários para lecionar cursos de aplicação prática, de 3 a 5 ou de 6 a 10 meses de duração, em faculdades ou universidades localizadas em países de baixa renda que não sejam o seu próprio. Esses subsídios são administrados pela Fundação Rotária e patrocinados pelos distritos que alocaram fundos específicos por intermédio do sistema SHARE.  
 
Como os professores universitários prestam serviços altamente necessários, tanto rotarianos quanto não-rotarianos podem receber os subsídios. Os interessados devem lecionar a três anos ou mais em período integral em instituição de ensino superior (ou, caso já tenha se aposentado, tiver lecionado por igual período). 
 
Mais informações podem ser encontradas no folheto Bolsas Educacionais e Subsídios Rotary para Professores Universitários, no formulário de inscrição, no manual Bolsas Educacionais e Subsídios Rotary para Professores Universitários — Diretrizes para Rotarianos e em www.rotary.org. 
 
 
Centros Rotary de Estudos Internacionais 
 
Os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos são a maior prioridade educacional e pró-paz da Fundação Rotária, a qual estabeleceu seis Centros Rotary de Estudos Internacionais em parceria com sete universidades de renome em todo o mundo. 
 
A Fundação patrocina, no máximo, 60 Bolsas Rotary pela Paz Mundial para programas em nível de mestrado de um a dois anos na área de estudos internacionais, paz e resolução de conflitos. 
 
 
Objetivos do programa 
 
Os Centros Rotary de Estudos Internacionais foram estabelecidos para: 
 
- promover a pesquisa, ensino, publicação e conhecimento sobre assuntos relativos à paz, boa vontade, causas de conflitos e compreensão mundial; 
- oferecer oportunidades para estudo avançado a um grupo de Bolsistas Rotary pela Paz Mundial provenientes de vários países e diferentes culturas, com o intuito de fortalecer o conhecimento e a compreensão mundial entre futuros líderes em potencial de governos, empresas, instituições educativas, mídia e outras profissões; 
- criar programa pelo qual a Fundação Rotária do Rotary International e os Rotary Clubs possam tornar-se cada vez mais eficazes na promoção de maior tolerância e colaboração entre as pessoas, com vistas ao alcance da paz e compreensão mundial. 
 
Informações adicionais podem ser encontradas na publicação Centros Rotary de Estudos Internacionais — Guia para Rotarianos, no folheto Bolsas Rotary pela Paz Mundial e em www.rotary.org. 
 
 
Elegibilidade do distrito e financiamento 
 
As Bolsas Rotary pela Paz Mundial são oferecidas mundialmente com base em mérito.  
 
Todos os distritos podem submeter à inscrição de um candidato por ano. Incentiva-se todos os distritos a contribuir parte de seus FDUCs para apoiar o programa. 
 
 
Qualificações 
 
Os candidatos às Bolsas Rotary pela Paz Mundial devem satisfazer os requisitos de treinamento, antecedentes acadêmicos e experiência profissional nas áreas relevantes exigidos pelo programa de nível de mestrado das universidades parceiras dos Centros Rotary.  
 
Os candidatos devem demonstrar excelentes habilidades de liderança, proficiência em mais de um idioma e comprometimento com a paz e compreensão mundial por intermédio de atividades de prestação de serviços pessoais e à comunidade e/ou realizações acadêmicas e profissionais. 
 
Todos os candidatos devem ter, no mínimo, três anos de experiência profissional relevante. Os candidatos devem comprometer-se a completar o programa acadêmico, a trabalhar na área de paz e resolução de conflitos e a manter contato com a Fundação Rotária no decorrer de suas carreiras profissionais. 
 
 
Inscrição e seleção 
 
Os interessados podem obter o formulário de inscrição no web site www.rotary.org, e devem entregá-lo no Rotary Club mais próximo de sua residência ou local de trabalho 
 
Os clubes ratificam e encaminham os formulários de inscrição dos seus candidatos à comissão distrital de seleção para a devida consideração.  
 
Os prazos finais de inscrição são estabelecidos pelos clubes, de acordo com os prazos finais dos distritos.  
 
Não há limite ao número de candidatos que os clubes podem endossar desde que sejam qualificados. Entretanto, cada distrito deve indicar apenas um candidato para a seleção mundial.  
 
Todos os formulários endossados pelos distritos devem ser recebidos pela Fundação Rotária até 1º de julho do ano anterior ao da utilização da bolsa.  
 
Anualmente, os curadores nomeiam uma comissão de seleção internacional que analisa os pedidos de inscrição e escolhe os Bolsistas Rotary pela Paz Mundial.  
 
 
Implementação do programa 
 
O comprometimento do Rotary com a paz e compreensão mundial está representado no programa dos Centros Rotary, que treinará a próxima geração de líderes das comunidades e do mundo para intervir, resolver e prevenir conflitos, assim como abordar assuntos relativos às causas dos conflitos no mundo.  
 
O sucesso do programa depende do trabalho dos rotarianos na promoção das bolsas de estudo e na seleção de candidatos que abracem a missão de paz e compreensão mundial da Fundação Rotária, e que se dediquem ao trabalho em prol dessa causa ao longo de suas vidas profissionais. 
 
Os Bolsistas Rotary pela Paz Mundial, assim como os outros participantes de programas da Fundação Rotária, atuam como embaixadores da boa vontade e devem participar de eventos de clubes, distritos e zonas e de encontros internacionais do Rotary, bem como colaborar com projetos rotários, conforme apropriado. 
 
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados