Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Fundação Rotária

A Fundação Rotária do Rotary International foi criada em 1917 como um fundo de dotações. Na convenção de 1928 foi-lhe dado o nome de Fundação Rotária. Em 1931 foi organizada como fideicomisso e, em 1983, ficou estabelecida comofundação sem fins lucrativos de acordo com as leis do estado de Illinois, EUA. Na forma prevista pelo ato de incorporação e regimento interno da Fundação Rotária, as operações dessa entidade são direcionadas por seus curadores exclusivamente a causas educacionais e humanitárias. 
 
 
MISSÃO DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 
 
A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.  
 
Especificamente, o conselho diretor do RI e os curadores da Fundação estão comprometidos com: 
 
- o alcance da meta de erradicação da poliomielite por intermédio do programa Pólio Plus;  
 
- a ênfase e o fortalecimento dos programas educacionais e culturais da entidade que visam aprimorar a boa vontade e compreensão mundial;  
 
- a criação de subsídios para atender às necessidades humanitárias em todas as partes do mundo; e  
 
- a expansão de programas em prol da paz entre os povos. 
 
 
SECRETÁRIO GERAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 
 
O secretário geral do Rotary International, que serve também como secretário geral da Fundação Rotária, é o principal administrador operacional e financeiro da Fundação Rotária, sob a supervisão do conselho de curadores, em número de quinze, e responsável pela implementação das diretrizes recomendadas pelos curadores e pela administração geral da corporação. O secretário geral pode delegar qualquer uma de suas atribuições com relação à Fundação a funcionários qualificados. 
 
 
COMISSÃO DISTRITAL DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 
 
O conselho diretor do Rotary International e o conselho de curadores estabeleceram que todo governador deve nomear, bem antes de iniciar seu mandato, todos os membros de uma comissão distrital da Fundação Rotária, a qual deve ser integrada por um presidente e oito presidentes de subcomissões.  
 
Para que seja eficiente, tal comissão deve ter continuidade administrativa, portanto, o presidente deve permanecer no cargo por três anos, podendo ser afastado, com aprovação prévia do presidente do conselho de curadores, se não cumprir com suas responsabilidades e atribuições.  
 
Os três governadores de distrito a exercer o cargo durante os três anos do mandato do presidente devem participar de sua seleção. É preferível, embora não obrigatório, que o presidente da comissão seja um ex-governador. 
 
Os presidentes das subcomissões se tornam membros das respectivas subcomissões automaticamente. O governador de distrito é um membro ex officio da comissão. Sob a liderança direta do governador, o presidente trabalha com os membros da comissão no planejamento, coordenação e avaliação de todas as atividades distritais relacionadas à Fundação. 
 
Na medida do possível, os membros das subcomissões devem ter experiência nas respectivas áreas de atuação. 
 
As descrições das atribuições do presidente da comissão distrital da Fundação Rotária e de cada uma das subcomissões encontram-se no Manual da Comissão Distrital da Fundação Rotária e no Regimento Interno da Fundação Rotária. 
 
 
COORDENADORES REGIONAIS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA (RRFC) 
 
Os coordenadores regionais da Fundação Rotária designados para as diversas regiões do mundo servem como elo de comunicação entre os curadores e os rotarianos. 
 
Trabalham lado a lado com os líderes do distrito para definir as metas da Fundação Rotária quanto a doações e programas, e assegurar que tais metas sejam atingidas. 
 
Também são atribuições dos coordenadores treinar os dirigentes distritais da Fundação e realizar seminários regionais para instruir os rotarianos sobre a Fundação Rotária. 
 
 
COORDENADORES DE EX-PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA (RFAC) 
 
A função dos coordenadores de ex-participantes de programas da Fundação Rotária é incentivar clubes e distritos a envolver os ex-participantes de programas da Fundação em atividades do Rotary, considerá-los como possíveis sócios, e torná-los divulgadores dos programas da Fundação. 
 
 
PROGRAMAS DA FUNDAÇÃO ROTÁRIA 
 
O conselho diretor do RI e o conselho de curadores da Fundação aprovaram, como meios tangíveis e eficazes para promover o propósito da Fundação Rotária, os seguintes programas: 
 
- Bolsas Educacionais 
- Subsídios Rotary para Professores Universitários 
- Centros Rotary de Estudos Internacionais 
- Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) 
- Subsídios Distritais  
- Subsídios Globais 
- Subsídios “Saúde, Fome e Humanidade” (3-H) 
- Recuperação em Casos de Catástrofe 
- Pólio Plus 
- Parceiros Pólio Plus 
 
O processo de inscrição, os critérios de elegibilidade e os prazos pertinentes a todos os programas da Fundação Rotária são explicados no Manual da Comissão Distrital da Fundação Rotária 
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados