Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Avenidas de Serviços

Serviços Internos

 
 
AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNOS é considerada a primeira avenida de serviços rotários e é conhecida como avenida da SOCIABILIDADE, inspiradora da cooperação que impulsiona o trabalho nos diversos campos de atividades internas do clube, engloba os passos a serem adotados pelos rotarianos para um excelente funcionamento do clube. 
 
Esta avenida é responsável pelo desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir. 
 
• assistir a todas as reuniões; 
• participar do companheirismo;  
• participar ativamente dos programas;  
• servir nas comissões;  
• pagar pontualmente as mensalidades;  
• representar o seu Rotary Club em atividades fora dele;  
• Informar os não-rotarianos sobre o objetivo de Rotary;  
• fazer palestras em outros Rotary Clubs;  
• tomar parte nas reuniões interclubes, fóruns, institutos, assembléias e conferências, e se possível nas convenções internacionais.  
 
 

Serviços Profissionais

 
 
AVENIDA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS, conhecida como, avenida da SINCERIDADE, motivadora do princípio que estabelece o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional. 
 
Os Serviços Profissionais, constituem a segunda avenida de serviços e é o veículo pelo qual o Rotary promove e apoia a aplicação e adesão aos mais altos padrões de ética em todas as ocupações úteis e idôneas, advogando lealdade aos empregadores e empregados, e tratamento justo tanto para eles quanto para os concorrentes, o público e todos aqueles com os quais se têm relações profissionais ou de negócios.  
 
Os Serviços Profissionais significam particularmente a obrigação de cada detentor de uma classificação no Rotary de divulgar esses princípios em todos os seus relacionamentos de negócio e de profissão com os não-rotarianos, e compartilhar com o seus companheiros rotarianos os ideais do seu próprio trabalho ou profissão.  
 
Os serviços profissionais oferecem aos jovens orientação vocacional, informações sobre determinadas profissões e assistência na escolha de uma profissão. 
 
Independentemente da maneira como serviços profissionais são abordados, é através desta avenida de serviços que os rotarianos reconhecem o valor de todas os profissionais úteis e demonstram o compromisso com os altos padrões de ética em todos os negócios e profissões.  
 
 

Serviços a Comunidade

 
 
AVENIDA DE SERVIÇOS À COMUNIDADE, também chamada avenida da SOLIDARIEDADE, engloba os passos a serem adotados pelos rotarianos para um excelentre funcionamento do clube, à prestação de serviços em benefício do bem-estar social, incentivando a melhoría da comunidade pela conduta exemplar de cada cidadão na sua vida pública ou particular. 
 
Serviços à Comunidade significam então tudo aquilo que o rotariano faz, individualmente ou em conjunto, para ajudar outras pessoas, como: 
 
• interessar-se pessoalmente pela comunidade e pelas pesoas que nela residem;  
• estudar os problemas e as necessidades da comunidade e procurar resolvê-los;  
• interessar-se pelos menores e pelos jovens, ajudando-s, acima de tudo, com o seu bom exemplo na vida em família e na sociedade, tendo sempre em mente o lema: cada rotariano, um exemplo para a juventude.  
 
Os Rotary Clubs são incentivados pelo RI a criarem comissões de: 
• Desenvolvimento Humano,  
• Desenvolvimento Comunitário,  
• Proteção do Meio Ambiente. 
• Parceria no Servir.  
 
 

Serviços Internacionais

 
 
AVENIDA DE SERVIÇOS INTERNACIONAIS é a quarta avenida dos serviços rotários e é a avenida da FRATERNIDADE, via de aproximação que começa e termina onde estamos, dando volta ao mundo. Os Serviços Internacionais referem-se a tudo aquilo que o rotariano pode fazer para promover a compreensão, a boa-vontade e a paz internacionais,pelo seu interesse na cultura, costumes, realizações, aspirações e problemas de outros povos, por meio de viagens ao exterior, leitura e correspondência, e colaboração em todas as atividades do clube que possam ser úteis aos povos de outros países.  
 
Esta grande comissão sintetiza o interesse do Rotary pela aproximação dos profissionais de todo o Mundo, visando à consolídação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. 
 
Os projetos internacionais de prestação de serviços são implementados visando suprir as carências humanitárias de pessoas de diferentes países.  
 
 

Novas Gerações

 
 
Representantes no Conselho de Legislação de 2010 do Rotary International aprovaram um decreto em 28 de Abril de 2010 que adiciona uma Quinta Avenida de Serviços ao Rotary: NOVAS GERAÇÕES. 
 
Após a adoção da emenda que altera o nome de Serviços da Juventude, como inicialmente proposto, para Novas Gerações, o Conselho apoiou com diferença de alguns votos a adição ao artigo 5º da Constituição Padrão de Rotary Club. A vitória na votação de 263 a 250 foi recebida com aplausos e surpresa depois de um curto debate. 
 
Novas Gerações unem-se a Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais como a base da atividade do Rotary Club. Antes de iniciar um projeto, os rotarianos são convidados a pensar amplamente sobre como seu clube e os seus membros poderiam contribuir em cada avenida. 
 
"É uma mudança significativa - um dia histórico para Rotary", disse o presidente do Conselho Marcos Daniel Maloney. "Os Rotarianos sempre apoiaram fortemente atividades da juventude, embora elas nunca tivessem feito parte das Quatro Avenidas de Serviços. Eu acredito que isso reforça o nosso compromisso." 
 
A Avenida das Novas Gerações reconhece as mudanças positivas implementadas pelos jovens e por jovens adultos envolvidos em atividades de desenvolvimento de liderança, comunidade e projectos internacionais, além de programas de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz mundial e a compreensão cultural. 
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados