Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Objetivos de Rotary

Em algumas regiões do mundo, as reuniões semanais dos Rotary Clubs são iniciadas com todos os seus membros recitando, de pé, o Objetivo do Rotary. Esta declaração, que faz parte dos Estatutos Prescritos para o Rotary, é freqüentemente exibida emoldurada nos escritórios dos rotarianos ou em seus locais de negócios.  
 
O objetivo do Rotary é "estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno." A declaração relaciona quatro áreas nas quais o "ideal de servir" é fomentado: através do desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; do reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e da difusão das normas de ética profissional; da melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada; e da aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.  
 
Porém, o Objetivo do Rotary já teve outra redação. O primeiro Estatuto do RI, datado de 1906, possuía três Objetivos: promoção dos interesses comerciais, do companheirismo e do avanço dos melhores interesses da comunidade. Em 1910, devido à expansão, o Rotary contava com cinco Objetivos. Em 1915, o número de Objetivos tinha sido ampliado para seis. Em 1918, os Objetivos foram novamente reescritos e reduzidos para quatro. Porém, quatro anos depois, foram ampliados para seis, para serem novamente reescritos em 1927. Finalmente, na convenção realizada em 1935 na Cidade de México, os Objetivos foram alterados e reduzidos para quatro. A último alteração significativa dos mesmos ocorreu em 1951, quando os "Objetivos" foram condensados em um único "Objetivo", expresso em quatro partes. O "ideal de servir" é principal mensagem do Objetivo do Rotary. Este ideal consiste na adoção de uma atitude de ser, sempre, uma pessoa compreensiva e a disposta a ajudar o próximo. É isto o verdadeiro significado do Rotary.  
 
O objetivo de Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:  
 
Primeiro  
 
- O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;  
 
Segundo  
 
- O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional;  
 
Terceiro  
 
- A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;  
 
Quarto  
 
- A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.  
 
 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados