Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Projetos Sociais   

Lista de Projetos

Envie os projetos de seu clube!
Envie os projetos de seu clube, atuais ou passados! Venha fazer parte desse registro de serviços pela sociedade! O envio pode ser feito para: noticias@rotary4420.org.br. Envie fotos também!

Projeto:

Nota Fiscal Solidária

Categoria: Educação
Cidade: Rio Grande da Serra / SP

Clube(s): RC Rio Grande da Serra

Resumo: Arrecadação de notas fiscais e distribuição de recursos de incentivos fiscais

Data: 03/04/2012

O Rotary Club de Rio Grande da Serra fez nesta terça-feira, dia 03 de Abril, como tem feito nos últimos 2 anos, a distribuição dos cupons fiscais, arrecadados nos comércios da cidade, às entidades participantes do Projeto Nota Fiscal Paulista Solidária. Com quase 2 anos de projeto, já foi arrecadado um volume de cupons fiscais que totalizam cerca de 2 milhões de reais, que foram distribuídos igualmente entre as entidades participantes do projeto.  
 
Temos hoje participando do projeto as entidades: Ação Social Cristo Rei que atua no apoio a crianças e adolescentes em situação de risco, através de oficinas e apoio pedagógico; Associação Promoção a Favor da Vida que atua no apoio a crianças, adolescentes e familiares em situação de risco, através de oficinas e apoio pedagógico; Instituto das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei que atua com apoio a comunidade através de distribuição de cestas básicas, consultas médica, assistência social; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Grande da Serra que atua com apoio aos pais e alunos com necessidades especiais. Mas estamos buscando novas entidades que estejam áptas a participarem, para saber se sua entidade pode receber os cupons fiscais e fazer uso dos mesmos veja abaixo as regras.  
 
Durante o período de existência do projeto os cupons fiscais arrecadados foram revertidos em aproximadamente 40 mil reais divididos entre as entidades participantes, o que dá em média 500 reais por mês para cada entidade. Esse valor ajuda as entidades a custearem suas despesas do dia a dia. 
 
Mas estamos percebendo uma queda substancial no volume de Cupons Fiscais arrecadados e precisamos do apoio da população para continuarmos com o apoio a estas entidades, por isso solicitamos a todos os munícipes que continuem pedindo e depositando seus cupons fiscais nas urnas distribuídas nos principais comércios da cidade. 
 
1. Como a entidade pode ser beneficiada pela Nota Fiscal Paulista? 
 
Para ser beneficiada pelo programa da Nota Fiscal Paulista, deverá ser uma entidade de assistência social ou da área da saúde, sem fins econômicos (sem fins lucrativos), com sede e atividades preponderantes no Estado de São Paulo, devidamente cadastrada na SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Estadual. 
 
Para efetuar o cadastro, orientamos a entidade a consultar o site da SEADS, www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br, link “Entidades Sociais”, onde encontrará as informações sobre a documentação necessária, bem como os endereços das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS para a entrega da documentação. 
 
2. Se a entidade já estiver cadastrada na SEADS – Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, vai poder participar automaticamente do programa Nota Fiscal Paulista? 
 
Para a entidade ser beneficiada pelo programa, o cadastro deverá estar na situação “Ativa”, ou seja, deverá estar atualizado. 
 
Caso o cadastro esteja desatualizado, orientamos a entidade social a comparecer na Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS da sua região administrativa. Os endereços das DRADS podem ser consultados no site da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Estadual – SEADS,www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br , link “Entidades Sociais”. 
 
3. De que forma as entidades sociais poderão ser beneficiadas pelo Programa Nota Fiscal Paulista? 
 
Estando com o cadastro atualizado na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS, a entidade social poderá ser beneficiada das seguintes formas: 
 
Poderá receber doações de créditos referentes à Nota Fiscal Paulista de pessoas físicas;  
Poderá receber a doação de documentos fiscais (notas e cupons fiscais) sem o CPF ou CNPJ;  
Poderá participar dos sorteios mensais da Nota Fiscal Paulista, nos quais a cada R$100,00 (cem reais) em notas fiscais registradas na Secretaria da Fazenda, será atribuído um bilhete eletrônico numerado para concorrer a prêmios em dinheiro (previsto para o segundo semestre/2009).  
 
4. A entidade pode orientar os consumidores a fornecerem o CNPJ dela na hora da compra? 
 
Não, pois tal procedimento contraria a legislação. O CNPJ ou CPF informado ao estabelecimento comercial no momento da compra deverá ser do adquirente da mercadoria, conforme consta do artigo 2º da Lei nº 12.685/2007: “A pessoal natural ou jurídica que adquirir mercadorias, bens ou serviços de transporte interestadual e intermunicipal de estabelecimento fornecedor localizado no Estado de São Paulo, que seja contribuinte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS, fará jus ao recebimento de créditos do Tesouro do Estado.” Dessa forma, os consumidores poderão doar o documento fiscal, sem identificação, a uma entidade social de sua escolha. 
 
5. Os usuários da Nota Fiscal Paulista poderão deduzir as doações feitas às entidades na Declaração de Imposto de Renda? 
 
Não, pois conforme consta do artigo 2º do Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99), poderão ser deduzidas do imposto apurado somente as contribuições feitas aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Lei nº 9.250, de 1995, art. 12, inciso I). 
 



Galerias de Fotos:


 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados