Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Projetos Sociais   

Lista de Projetos

Envie os projetos de seu clube!
Envie os projetos de seu clube, atuais ou passados! Venha fazer parte desse registro de serviços pela sociedade! O envio pode ser feito para: noticias@rotary4420.org.br. Envie fotos também!

Projeto:

Projeto Salve uma Vida 

Categoria: Saúde
Cidade: Santos / SP

Clube(s): RC Santos Porto

Resumo: O Projeto “SALVE UMA VIDA” tem por objetivo a conscientização e orientação da população em geral para a importância das pessoas se cadastrarem para serem Doadoras de Medula Óssea. 

OBJETIVOS: O Projeto “SALVE UMA VIDA” tem por objetivo a conscientização e orientação da população em geral para a importância das pessoas se cadastrarem para serem Doadoras de Medula Óssea. O Projeto foi idealizado por nossa companheira Suely Walton, que é a primeira brasileira a ser doadora a um não aparentado e que já salvou duas vidas em vida.

O Transplante de Medula Óssea é necessário em doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda. No Mieloma Múltiplo e Linfomas, o transplante também pode ser indicado.

As Campanhas visam conseguir o maior número de cadastros num mesmo dia. Quando não há um doador aparentado (um irmão ou outro parente próximo, geralmente um dos pais), a solução para o transplante da medula é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos (brancos, negros, amarelos, etc.) semelhantes, mas não aparentados. Para reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante, foi criador o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), instalado no Instituto Nacional de Câncer (INCA). Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação. São necessários apenas 5 mililitros de sangue que são coletados do doador e a amostra é encaminhada para o REDOME e através deste simples ato podemos ajudar a salvar muitas vidas

N° ESTIMADO DE PESSOAS BENEFICIADAS: todas as pessoas do Brasil que aguardam na fila por um transplante de medula óssea.

VISIBILIDADE (IMAGEM PÚBLICA) – Alcance na comunidade: Palestras em diversos seguimentos da sociedade como Rotarys Clubes, Escolas, Empresas, como a CODESP, e ainda a Guarda Municipal, o 6º Batalhão da Polícia Militar, a Base Área de Santos e a Capitania dos Portos para conscientizar sobre a importância da doação.

Panfletagem – Entrega de panfletos explicativos durante as campanhas para mobilizar cada pessoa a ser um doador e se cadastrar.

Publicação na mídia local e no site – Entrevistas nos meios de comunicação nas Redes de TV local “A Tribuna” e “Santa Cecília” com as companheiras Suely e a Presidente Fabiana acerca da Campanha, bem como no Jornal impresso “A Tribuna de Santos”.

O site do clube está atualizado com todos os dados da campanha e do projeto, inclusive com matérias publicadas nos programas “Jornal Nacional” e “Bom dia Brasil” da Rede Globo, entre outros vídeos sobre o tema. Além disto, constantemente são enviados e-mails a diversos seguimentos da sociedade com o material de divulgação do Projeto.

N° ROTARIANOS ENVOLVIDOS: DO CLUBE todos OUTROS CLUBES vários companheiros

PARCEIROS – Empresas, Poder público, outros: Em conjunto com o Hemonúcleo de Santos e com o apoio do Rotaract – Santos organizamos a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea no dia 28 de agosto de 2.010 durante a Feira de Saúde da UNISANTA, que atuou como parceira. (Número de Cadastros de doadores enviados ao REDOME: 396)


 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados