Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Notícias    

Lista de Notícias

Intercâmbio Rotário da Amizade reúne rotarianos do Distrito nos EUA

17/06/2012

No período de 1 a 10 de Junho rotarianos do Distrito 4420 participaram do Intercâmbio Rotrário da Amizade (RFE - Rotary Friendship Exchange), que é um programa oficial de Rotary. 
 
Os companheiros foram recebidos por rotarianos do Distrito 6250 da região de Wisconsin, nos EUA. Os companheiros receberam de uma recepção impecável e atenciosa pelos americanos, e disfrutaram de diversas atividades locais, companheirismo e participaram da Conferência Distrital local. 
 
Veja abaixo em detalhes como foi a experiência através do reporte feito pelo Presidente do Programa de Intercâmbio Rotário da Amizade (RFE) do Distrito 4420 - 2011/2013, Marcelo Vallejo Marsaioli, do R.C. de Santos: 
 
 
O Rotary Friendship Exchange (RFE) - Intercâmbio Rotário da Amizade – não vinha sendo realizado pelo nosso distrito há algum tempo, ao menos não com frequência e regularidade. 
 
É um programa de Rotary Internacional para intercambiar rotarianos de distritos pelo mundo afora e privilegiando o envolvimento cultural, familiar e social, com famílias rotarianas organizando grupos e recebendo outros em nosso distrito. 
 
A parceria com o Distrito 6.250 (região de Wisconsin/EUA) deu seus primeiros frutos nas últimas semanas, pois de 01 à 10 de junho o grupo de nosso Distrito lá esteve contando com a seguinte formação: Team Leader o Marcelo Vallejo Marsaioli (R.C. de Santos) e Team Members: Alberto Vitorio Pereira – R.C. de São Vicente; Claudio Fernando Guimarães Figueiredo – R.C. de Santos; Leonardo Weismann – R.C. São Paulo-Anchieta; e Sylvia Regina Mendonça Galvão de Souza Storte e Marcos Storte – R.C. Santos-Porto. 
 
Com dias ensolarados e agradável temperatura de um “quase” verão Americano nosso grupo ficou hospedado em três regiões diferentes do Estado de Wisconsin: Watertown, Waunakee e La Crosse.  
 
Fomos tratados como verdadeiros membros das famílias de rotarianos que nos acolheram, mostraram um pouco de seus lares, suas vidas, seus hábitos e uma hospitalidade quiçá jamais vista por qualquer um de nós.  
 
Logo no primeiro dia fomos recebidos pelo Rotary Club de Watertown no Country Club daquela cidade, com troca de flâmulas e muito companheirismo. 
 
Assistimos um jogo professional de baseball dos Milwaukee Brewers com a famosa concentração “tail gate“ horas antes da partida no estacionamento do estádio, e na mesma e linda Milwaukee fomos levados ao Museu de Arte Calatrava e ao Museu Harley-Davidson. Na capital do estado, MADISON, visitamos o Capitólio e o Museus dos Veteranos de Guerra. 
 
Ponto muito interessante de nossa visita a Capital foi que, quando lá estivemos em 05/06, realizava-se uma eleição para regularização do cargo de Governador do Estado de Wisconsin, o que nos permitiu a experiência única de vivenciar protestos, apoios e divergências políticas acirradas entre liberais e republicanos, o que dificilemente experimentaríamos em uma viagem ordinária. 
 
Neste dia almoçamos ainda no R.C. de Madison, que tem em seu quadro associative 500 membros ativos, mas que em nossa reunião teve uma frequência de “apenas” 240 companheiros. 
 
Tomar parte de um jantar internacional organizado pelos Rotary Clubes de Waunakee, Madison West Towne-Middleton e Fitchburg-Verona, com intercambistas brasileira e italiana, embaixadores Rotary pela Paz do Japão e ourto Grupo de RFE da Índia, com nove membros foi realmente outra inesquecível vivência. Além do intercâmbio de contatos e companheirismo, pudemos fazer uma apresentação do grupo e interagir sobretudo com os Governadores Eleito e Indicado do Distrito 6250, propondo parcerias e o estreitamente de nossos laços de amizade. 
 
Por fim, fomos a bela cidade de La Crosse, às margens do Rio Mississipi, para a Conferência Distrital em um format bastante diferente do qual estamos acostumados. Aproximadamente 430 rotarianos trabalharam intensamente em 02 dias de Conferência, cujo ponto forte foram os debates sobre a ética e a Prova Quádrupla. 
 
A representante de R.I. na Conferência, Betsy Demaray - a atual Diretora de R.I. dos EUA e a futura tesoureira de Rotary International (primeira mulher em um cargo executivo no “board” mundial) a partir de julho – brindou-nos com uma maravilhosa e emocionante exposição sobre a Prova Quádrupla e outra sobre a Família Rotary. 
 
No jantar festivo do sábado a noite, o palestrante foi ninguém mais, ninguém menos do que John Hewko, Secretário Geral de Rotary International que discorreu sobre as prioridades de nossa instituição para os maiores anos e que, após o jantar ficou conversando conosco em fluent português sobre o Plano Visão de Futuro e o rotarismo no Brasil e no D. 4420. 
 
Sem dúvida alguma, for a do programa RFE nunca teríamos tido oportunidades como as que tivemos, pois, além de nenhum gastos termos, os rotarianos “locais” nos levam a lugares, programas e atividades que uma viagem de Turismo não pode proporcionar. 
 
Agora, receberemos o grupo de 09 pessoas vindas de Wisconsin do D. 6250 e, com a ajuda dos companheiros do D. 4420 daremos uma Recepção tão calorosa e familiar quanto a que lá tivemos. 
 
Nossos agradecimentos e congratulações ao Governador Fernando Dias Sobrinho que acreditou no programa e o enxerga como um potencializador de expressão na formação de novos líderes, retenção e expansão do nosso quadro associativos e uma oportunidade ímpar de promover a paz e a compreensão mundial. 
 
Para o ano 2012/2013, tudo encontra-se muito bem encaminhado para uma parceria com o Distrito 2.360, na Suécia. 
 
Rotariamente, 
 
Marcelo Vallejo Marsaioli (R.C. de Santos) 
Chairman do Programa de Intercâmbio Rotário da Amizade (RFE) do Distrito 4420 - 2.011/2.013 
 


 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados