Rotary International - Distrito 4420 Página Inicial  Lema  
  
Atenção! Esta é a versão 2011-2012 do site do Distrito 4420. O site atualizado está no endereço:

www.rotary4420.org.br

Artigos

Falando do Lema Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade

01/07/2011

Acredito que a frase deva ser interpretada em conjunto com a imagem. O emblema do Rotary está na base. Dele saem pares de braços em três níveis. Ao final apresenta-se um coração. O lema nos apresenta uma pessoa com um grande coração. O coração é o símbolo da bondade e da caridade. Se existe uma alma, diziam na antiguidade, ela só pode estar no coração, o centro do corpo humano; o fogo interno que dá calor e vida.  
 
AS CORES - Elas poderiam ser descritas de uma forma esotérica, mas prefiro afirmar que traduzem a diversidade dos membros da nossa instituição. Diferentes raças, culturas, religiões, profissões e comportamentos.  
 
CONHEÇA A SI MESMO - O auto-conhecimento nos leva a uma viagem ao nosso interior. Descobrimos que nossas qualidades, ideais, defeitos e limitações são diferentes das encontradas nas outras pessoas. Mas, surpreendentemente, as nossas necessidades básicas são as mesmas. Para sermos bons e desenvolvermos a nossa espiritualidade devemos proporcionar aos outros o que desejamos para nós. Devemos apresentar altruismo. Na definição cotidiana o altruísmo é a atitude de viver para os outros. Não é sinônimo de solidariedade como muitos pensam, é um conceito muito mais amplo. Altruísmo se opõe ao egoismo. Para que uma pessoa seja altruísta precisa dominar os instintos egoístas, que existem naturalmente em todo o ser humano, fazendo emergir as inclinações benévolas, que também estão sempre presentes. Um homem altruísta age de modo a conciliar sua satisfação pessoal com o bem estar e a satisfação de seus semelhantes, de sua família e de sua comunidade.  
 
PARA ENVOLVER A HUMANIDADE - Como uma pessoa pode tocar ou envolver toda a humanidade, algo tão grande, tão diversificado, tão espalhado pelo mundo? A humanidade é composta por cada ser, e o abraço afetuoso que derem a uma causa, a uma pessoa, irá se multiplicar e envolverá o seu entorno.  
 
Fernando Dias Sobrinho 
 
Fontes:  
www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/ia11_speeches_pt.pdf 
www.infoescola.com/psicologia/altruismo/  


COMENTÁRIOS

 
10/10/2011 - Roberto - RC Mauá Barão de Mauá

A logomarca da atual gestão (seu desenho e dizeres) foi muito bem elaborada. Concordo plenamente com o artigo de nosso estimado Governador. No tocante à frase, lembro os ensinamentos de Sócrates, o qual afirmou que quanto mais estudamos e evoluímos, mais sabemos que menos sabemos (ironia socrática). O Rotary nos dá essa excelente oportunidade de servir, e apreender, e conviver, e nos conhecer mais e melhor. Em relação às cores, como muito disse nosso Governador, elas refletem a mistura de crenças, credos, ideologias, gêneros, etnias, pensamentos e ações dos rotarianos e das rotarianas. Nem sempre foi assim, mas o Rotary evoluiu, como evoluem aqueles que são a razão da existência do Rotary. Atualmente o Rotary é um grande círculo de amigos, pessoas do bem, onde não há espaço para preconceito e discriminação. (...)



 
Rotary International - Distrito 4420 - Direitos Reservados