O programa Voluntários do Rotary é a personificação do lema Dar de Si Antes de Pensar em Si. Rotarianos são voluntários sempre que dedicam tempo e energia ao atendimento das necessidades dos mais carentes.

O programa incentiva a participação ativa de rotarianos em projetos onde suas aptidões profissionais sejam relevantes e lhes oferece a oportunidade de servir naqueles projetos locais e internacionais que precisam de assistência.

O programa, enquadrado na Avenida dos Serviços Profissionais, é implementado em três níveis diferentes:

- No clube, rotarianos realizam projetos de prestação de serviços e se comprometem com o atendimento das necessidades de suas comunidades.

- No distrito, rotarianos participam em projetos de clubes e distrito que precisam da assistência de muitas pessoas.

- No mundo, rotarianos unem forças internacionalmente em prol de projetos de prestação de serviços.

Os voluntários rotarianos são a chave para o sucesso dos projetos rotários. Leia a seguir exemplos da influência positiva dos voluntários.

- Dentistas e médicos do mundo inteiro serviram em programas de assistência médica e odontológica patrocinados pelo Rotary em Bangladesh, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Índia, Jamaica, Quênia e Tailândia.

- Voluntários franceses trataram pacientes com lepra em Madagascar.

- Professor e diretor de teatro dos EUA ajudou na implementação de programa de psicologia em centro de assistência psicológica na Croácia.

- Bibliotecário tailandês viajou ao Egito para trabalhar em projeto de recriação da famosa biblioteca de Alexandria.

- Fazendeiro canadense ofereceu orientação a avicultores de Gana.

- Um dentista brasileiro viajou várias vezes ao México para tratar órfãos e pessoas carentes.

- Uma equipe de rotarianos da Índia viajou à região oeste do país para ajudar vítimas de terremoto