Além dos nove programas estruturados, o conselho diretor do RI determinou o estabelecimento de Oportunidades para Prestação de Serviços, ou seja, questões ou problemas que clubes são orientados a dar prioridade na hora de desenvolver um projeto.

Ao selecionar tais projetos, clubes são incentivados a dar atenção aos assuntos mais sérios enfrentados por suas comunidades. É recomendável implementar projetos que enfatizem mais de uma oportunidade para prestação de serviços ou utilizem recursos disponibilizados por intermédio dos programas estruturados e subsídios da Fundação Rotária. As oportunidades para prestação de serviços devem ser vistas como o ponto de partida para o trabalho comunitário.

Oportunidades para Prestação de Serviços incluem:

- Crianças em situação de risco
- Deficientes físicos
- Saúde pública
- Compreensão internacional e boa vontade
- Alfabetização e ensino da aritmética
- Questões populacionais
- Pobreza e fome