O programa Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), da Fundação Rotária, possibilita a empresários e profissionais entre 25 e 40 anos de idade participar de intercâmbios culturais e profissionais no exterior por período de quatro a seis semanas. A iniciativa oferece subsídios para que equipes entrem em contato com a cultura e as instituições de outros países, observem o exercício de suas profissões, estabeleçam contatos pessoais e profissionais, e troquem idéias.

Os intercâmbios de quatro semanas, organizados e coordenados pelo Distrito anfitrião, incluem cinco dias de

observação profissional, realização de 15 a 20 apresentações em Rotary Clubs, comparecimento a eventos sociais, participação nas conferências distritais, atividades culturais e excursões e de três a quatro horas livres por dia com as famílias anfitriãs.

A Fundação Rotária providencia a passagem aérea de ida e volta em classe econômica. Os rotarianos dos países anfitriões fornecem refeições, acomodações e as viagens dentro do programa no Distrito.

Neste ano rotário 2009-2010 o Distrito 4420 participara de dois programas de Intercâmbio:

1) Estados Unidos
2) Hong Kong.

Processo de seleção

Em nosso Distrito serão também observadas as seguintes normas:

- Todos os formulários de inscrição deverão ser referendados pelo Presidente do Clube que apresenta o candidato. Juntamente com esta a inscrição o Presidente deverá informar os nomes dos companheiros que receberão os intercambistas do Distrito parceiro em suas residências.

- O processo de seleção constará de avaliação de conhecimentos(Geral / História do Brasil e Atualidades Brasileiras), Proficiência no Idioma do Pais a ser visitado e Perfil Psicológico feita por profissionais em cada área, não Rotarianos.

- Os candidatos depois de selecionados (para melhor conhecer Rotary e o Distrito) até o embarque deverão freqüentar todas as reuniões do Clube Padrinho. Após o retorno do Programa de Intercâmbio também deverão, até o final da atual gestão, participar das reuniões do Clube Padrinho e/ou de reuniões semanais de outros Clubes do Distrito para relatar sua experiência e a importância do Programa de Intercâmbio.

Formulário para Inscrição

Responsável no distrito