As Bolsas Educacionais são o mais antigo e mais conhecido programa da Fundação Rotária. Desde sua criação, em 1947, já ofereceram a mais de 39.000 homens e mulheres de 100 países a oportunidade de estudar no exterior. Hoje, elas representam o maior programa privado de bolsas internacionais, em que US$500 milhões subsidiaram acima de 800 bolsas em mais de 100 países no ano de 2007-08.

"A Fundação Rotária realiza coisas maravilhosas, dentre elas o programa de Bolsas Educacionais." — Michael R. Whiteman, diretor de programas internacionais, Universidade de Idaho.

O objetivo do programa é fomentar relações amistosas entre os povos de diferentes países e regiões geográficas através do financiamento de estudos de graduação e pós-graduação, além de intercâmbios profissionais. No exterior, os bolsistas atuam como embaixadores da boa vontade e fazem apresentações sobre seus países de origem. Ao regressar a seus países de origem, compartilham as experiências que os ajudaram a compreender melhor o país anfitrião.

As generosas contribuições de rotarianos do mundo inteiro reafirmam a crença de que os bolsistas de hoje serão os líderes de amanhã.

Bolsas na área de paz e resolução de conflitos

Os Bolsistas Rotary pela Paz Mundial são líderes que promovem a paz, cooperação nacional e internacional, e resolução de conflitos em sua vida e carreira pessoal e em atividades de prestação de serviços. Participantes podem fazer mestrado em relações internacionais, administração pública, desenvolvimento auto-sustentável, estudos da paz e resolução de conflitos, ou campo correlato, ou receber certificado de aperfeiçoamento profissional em paz e resolução de conflitos.

Todos os anos são concedidas até 110 Bolsas Rotary pela Paz Mundial (60 diplomas de mestrado e 50 certificados de aperfeiçoamento profissional) através de seleção internacional. Os cursos são oferecidos em sete Centros Rotary que operam em parceria com oito proeminentes universidades do mundo inteiro:

• Chulalongkorn University , Bangcoc, Tailândia (certificado de aperfeiçoamento profissional)

• Duke University and University of North Carolina at Chapel Hill , EUA

• International Christian University , Tóquio, Japão

• Universidad del Salvador , Buenos Aires, Argentina

• University of Bradford , West Yorkshire, Inglaterra

• University of California, Berkeley , EUA

• University of Queensland , Brisbane, Austrália

Os bolsistas são originários de diferentes países e culturas, e selecionados com base em seu potencial para tornar-se líderes em suas áreas de atuação.

Cronograma 2010-11

Até 30 de abril de 2010 – Entrega do Formulário junto ao Rotary Club mais próximo da área de domicílio do candidato. Localize o seu: http://www.rotary4420.com.br/2009-10/distrito4420/clubesdodistrito.asp

Até 31 de maio de 2010 – Entrevistas, avaliação e seleção, pela Comissão Distrital de indicação do(s) bolsista(s) da Fundação Rotária.

Junho de 2010 – Definição do candidato indicado do Distrito 4420 para a Bolsa Pró-Paz

Formulário para candidatura a Bolsa Pró Paz

Responsável no distrito